Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7060
Title: Limites e possibilidades do exercício profissional do/a assistente social na “cidade da amamentação” do Hospital Central Coronel Pedro Germano: análises a partir do estágio curricular
Authors: Rocha, Fernanda Barros
Keywords: Saúde;Serviço social;Neoliberalismo;Direitos sociais;Assistente social
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ROCHA, Fernanda Barros. Limites e possibilidades do exercício profissional do/a assistente social na “cidade da amamentação” do Hospital Central Coronel Pedro Germano: análises a partir do estágio curricular. 2013. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: Monografia de conclusão de curso em Serviço Social. O estudo foi originado a partir da vivência de estágio curricular na “Cidade da Amamentação”, anexo do Hospital Central Coronel Pedro Germano, situado na cidade de Natal-RN. Em sua dimensão histórica, a pesquisa busca demonstrar o surgimento da saúde como expressão da questão social, mais tarde efetivada como política pública por meio do Movimento de Reforma Sanitária que culminou na criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Expõe ainda, a inserção do profissional de Serviço Social nessa área, como agente de intervenção e enfrentamento, sobretudo à ofensiva neoliberal que surgiu no país a partir da década de 1990. Prioriza analisar as contradições, limites e possibilidades apresentadas ao exercício profissional do assistente social no campo de observação. Pontuam-se as ações do Serviço Social na instituição, bem como sua luta cotidiana para a garantia dos direitos sociais em meio a uma conjuntura histórica adversa. Apresentam-se as dificuldades enfrentadas pelos profissionais para efetivar o compromisso ético-político assumido pela defesa intransigente dos direitos dos usuários. A pesquisa aponta que apesar dos desafios impostos à efetivação da sua prática, o/a assistente social utiliza de meios éticos, políticos e metodológicos para garantir um exercício profissional pautado em suas competências e atribuições.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7060
Other Identifiers: 2009026210
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FernandaBR_Monografia.pdfMonografia em Serviço Social487.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.