Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7046
Title: "Depois co câncer eu me sinto mais humana": diferentes sentidos sobre doença e cura entre mulheres mastectomizadas
Authors: Nascimento, Yáskara Raphaella Soares do
Keywords: Câncer de mama;Mulher;Mastectomia
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NASCIMENTO, Yáskara Raphaella Soares do. "Depois co câncer eu me sinto mais humana": diferentes sentidos sobre doença e cura entre mulheres mastectomizadas. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: Trabalho de conclusão de curso de graduação em Serviço Social. Origina-se de pesquisa empírica de cunho etnográfico realizada na Oncoclínica São Marcos entre mulheres portadoras de câncer de mama mastectomizadas. Tem como finalidade analisar as narrativas sobre doença, cura e vida após o câncer expressas por estas mulheres; em adição, busca perceber as maneiras como estas categorias, associadas ao câncer, incidem na reconstrução da identidade social das mulheres mastectomizadas. Os dados demonstram que as pacientes de maneira geral expressam o que chamam de "novo entendimento sobre a vida" através da construção de uma nova identidade, adquirida após a mastectomia. As mulheres ouvidas buscam atribuir coerência e sentido a sua experiência com a enfermidade, ressignificando as noções de vaidade, sexualidade, religião e família e assim construindo certo modo de posicionar-se frente à sociedade, às famílias e a si mesmas.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7046
Other Identifiers: 2009027124
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YaskaraRSN_Monografia.pdfMonografia em Serviço Social1.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.