Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7043
Title: As expressões da instrumentalidade do serviço social no complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel a partir do projeto ético-político
Authors: Melo, Silvânia Maria de
Keywords: Instrumentalidade;Processo de trabalho;Projeto ético-político;Serviço social
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MELO, Silvânia Maria de. As expressões da instrumentalidade do serviço social no complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel a partir do projeto ético-político. 2012. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: Este trabalho de conclusão de curso tem como objeto principal as expressões da instrumentalidade do Serviço Social no Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel a partir do Projeto Ético-Político. Tendo como objetivos: identificar na visão dos (as) assistentes sociais a articulação entre a Instrumentalidade e o Projeto Ético-Político considerando o processo de trabalho; analisar a instrumentalidade do Serviço Social dando ênfase a atuação na área de saúde; identificar os instrumentos e técnicas mais utilizados pelos assistentes sociais do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. A metodologia utilizada foi a observação participante, conversas e aplicação de questionários. A partir deste trabalho verificamos que no exercício profissional a postura teleológica é expressão da instrumentalidade, e esta se revela na busca por instrumentos, meios e espaços para o alcance das finalidades profissionais. Percebemos que a instrumentalidade do Serviço Social no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a partir do Projeto Ético-Político sofre um processo de fragilização. Concluímos que a correlação e a complementação entre instrumentalidade, processo de trabalho e Projeto Ético-Político é explicita e necessária, e a noção da existência dessa relação é indispensável para qualificar a atuação.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7043
Other Identifiers: 2009027060
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SilvâniaMM_Monografia.pdfMonografia em Serviço Social701.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.