Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7042
Title: "O tempo de sofia é o meu tempo": discursos sobre maternidade e afeto junto a mães da Unidade Canguru da Maternidade Escola Januário Cicco
Authors: Melo, Rutty Aleide Matias de
Keywords: Madureira;Antoinette de Brito
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MELO, Rutty Aleide Matias de. "O tempo de sofia é o meu tempo": discursos sobre maternidade e afeto junto a mães da Unidade Canguru da Maternidade Escola Januário Cicco. 2012. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: Monografia de conclusão de curso de graduação em Serviço Social, escrita a partir de pesquisa de campo de caráter etnográfico realizada durante estágio curricular obrigatório entre mães usuárias do Projeto Mãe Canguru, na Maternidade Escola Januário Cicco entre agosto de 2011 a julho de 2012. Tem como objetivo analisar e compreender os vários discursos sobre as diferentes faces do ser mãe de recém-nascidos com baixo peso, que têm a necessidade de cuidados especiais após o parto. Foi construído através de relatos informais, rodas de conversas em grupo, entrevistas individuais e visitas diárias à Unidade C, narrando deste maneira a rotina das mães internadas na enfermaria junto aos seus recém-nascidos. Utiliza-se de um referencial que analisando diferentes sociedades, ocidental e não ocidental, busca desconstruir a noção essencializadora de que o amor materno é sentimento inato e natural, assim, estando presente em todas as mulheres. Defende que as emoções são construções sociais e podem ser lidas enquanto idiomas que falam das relações que os seres humanos estabelecem em dadas situações e contextos. O trabalho também faz uma discussão sobre as relações de afeto construídas entre mãe e filho, os diversos tipos de sentimentos presentes nesta relação e em adição traz uma reflexão acerca das relações de amizade construídas entre as mães da enfermaria, incluindo a relação com a equipe multiprofissional.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7042
Other Identifiers: 2009027027
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RuttyAMM_Monografia.pdfMonografia em Serviço Social443.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.