Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7039
Title: A inserção dos (as) assistentes sociais nas unidades básicas de saúde: análise do Programa Saúde da Família em Parnamirim/RN
Authors: Pereira, Sabrina Freire
Keywords: Saúde pública;Assistentes sociais;Programa Saúde da Família
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PEREIRA, Sabrina Freire. A inserção dos (as) assistentes sociais nas unidades básicas de saúde: análise do Programa Saúde da Família em Parnamirim/RN. 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: Este trabalho de conclusão de curso de graduação aborda a inserção dos (as) assistentes sociais nas unidades básicas de saúde onde há presença do programa saúde da família (PSF) com recorte da realidade do município de Parnamirim/RN. Tem como escopo analisar como esta ocorrendo à inserção desses profissionais nas unidades básicas de saúde, recortando a realidade no centro de saúde Suzete Cavalcante localizado no bairro de Nova Parnamirim/RN. Para compreender a realidade das profissionais utilizou-se como metodologia, uma pesquisa qualitativa, via análise documental e observação participante na própria unidade básica de saúde. Além disso, foi necessária a revisão bibliográfica à luz de autores que discutem temáticas que envolvem este trabalho. A pesquisa foi desenvolvida com base na análise crítica da realidade vivenciada na unidade básica de saúde do bairro de Nova Parnamirim, no período de julho/2010 a julho/2012. Apresentada de forma breve a trajetória histórica da saúde brasileira para entender a necessidade da inserção do(a) assistente social nas equipes de saúde da família no Brasil. O resultado alcançado foi o quanto à necessidade do(a) assistente social nas unidades básicas de saúde trabalhando em prol aos usuários e a comunidade. Neste contexto, o profissional de Serviço Social deve em seu trabalho cotidiano interpretar e compreender a realidade social, facilitando a inserção do cidadão nas políticas públicas, a inserção aos direitos humanos, e nas ações e programas da assistência social, etc.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7039
Other Identifiers: 2009027035
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SabrinaFP_Monografia.pdfMonografia em Serviço Social495.72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.