Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7038
Title: A inserção do serviço social na saúde mental: limites e possibilidades de atuação profissional nos Hospitais Psiquiátricos de Natal/RN
Authors: Rosado, Renata Baracho
Keywords: Trabalho;Serviço social;Saúde mental
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ROSADO, Renata Baracho. A inserção do serviço social na saúde mental: limites e possibilidades de atuação profissional nos Hospitais Psiquiátricos de Natal/RN. 2012. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: Esta monografia pretende fazer uma análise acerca das práticas profissionais do assistente social nos hospitais psiquiátricos de Natal/RN, trazendo consigo a trajetória sobre a inserção do Serviço Social na área da saúde mental, e destacando os seus limites e possibilidades de trabalho nos dias atuais. Busca-se ainda, uma contribuição para pesquisas posteriores que envolvam o tema de estudo, uma vez que são poucos os acervos teóricos que contemplam o ingresso do assistente social na área da saúde mental. A fim de obtermos êxito no processo de construção da monografia, foram feitas observações de campo e acesso aos prontuários e registros de caso dos hospitais psiquiátricos: Doutor João Machado, Professor Severino Lopes e Clínica Santa Maria. A pesquisa revelou que os assistentes sociais lidam com vários tipos de demandas diariamente, são questões provenientes dos pacientes, das famílias e da equipe administrativa das instituições a que prestam seus serviços. No entanto, o maior desafio profissional está na precariedade da rede extra-hospitalar de atenção a saúde mental, que acaba ocasionando a superlotação dos hospitais psiquiátricos e interferindo na qualidade dos serviços prestados ás pessoas que sofrem com algum tipo de transtorno mental. Nesse sentido, podemos dizer que o fazer profissional nessa área de atuação é repleta de particularidades e desafios, e o assistente social habilitado para exercer suas competências e atribuições profissionais, vem procurando garantir o seu espaço de trabalho através da concretização do projeto ético-político e da constante atualização acerca dos princípios que giram em torno da Reforma Psiquiátrica.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7038
Other Identifiers: 2009026985
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RenataBR_Monografia.pdfMonografia em Serviço Social1.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.