Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7032
Title: Desafios à saúde mental: reflexões sobre a realidade vivenciada na Unidade de Tratamento do Álcool e outras Dependências (UTAD) do Hospital Universitário Onofre Lopes
Authors: Lira, Viviane de Sousa
Keywords: Reforma Psiquiátrica no Brasil;Política Nacional de Saúde Mental;Álcool e outras drogas
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIRA, Viviane de Sousa. Desafios à saúde mental: reflexões sobre a realidade vivenciada na Unidade de Tratamento do Álcool e outras Dependências (UTAD) do Hospital Universitário Onofre Lopes. 2012. 110f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: Este trabalho propõe-se a apresentar um breve histórico sobre a Reforma Psiquiátrica no Brasil, processo que permeia a construção e efetivação da Política Nacional de Saúde mental (PNSM) que será o foco de discussão desse trabalho. A pesquisa para elaboração do mesmo foi de cunho estritamente bibliográfico, no entanto a inquietação para a sua elaboração é fruto da experiência de Estágio em Serviço Social realizado na Unidade de Tratamento de dependentes de álcool e outras drogas (UTAD), programa que funciona no Hospital Universitário Onofre Lopes. Essa experiência faz parte do processo de formação profissional do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN) e está inscrito na disciplina Estágio em Serviço Social I. Partindo das situações cotidianas que nos eram apresentadas e do complexo de questões que envolvem o âmbito da saúde mental, constatou-se a necessidade de aprofundar e desvendar elementos importantes que fazem parte do processo de constituição da Política Nacional de Saúde Mental e da Política de Álcool e outras Drogas, resgatando a história de lutas que as permeiam e que estão instauradas no campo da Reforma Psiquiátrica brasileira. Nesse contexto também foi possível realizar de forma sucinta, um esboço das inflexões desse processo no Estado do Rio Grande do Norte, em especial no município de Natal. Neste município, após uma estagnação do processo de reforma psiquiátrica, dados mais recentes despontam alguns avanços e um notável crescimento da rede de saúde mental no Estado do RN.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7032
Other Identifiers: 2009027116
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VivianeSL_Monografia.pdfMonografia em Serviço Social842.85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.