Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6932
Title: Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita
Authors: Pereira, Sandra Suely Nobre de Queiroz
Keywords: Alfabetização;Educação de Jovens e Adultos;Escrita e Leitura
Issue Date: 3-Jun-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PEREIRA, Sandra Suely Nobre de Queiroz. Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita. 2018. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O presente artigo tem como objetivo conhecer as concepções e tecer reflexões acerca do pensamento de alfabetizandos da EJA (Nível II) de uma escola da rede pública municipal de Natal, sobre a importância da leitura e da escrita no seu cotidiano. Levando em consideração a existência de várias práticas de letramento em nossa sociedade e que, estas práticas consequentemente, não se encontram ausentes da vida cotidiana das pessoas, torna-se necessário utilizá-las em favor do crescimento intelectual dos indivíduos seja de forma individual ou coletiva. Na Educação de Jovens e Adultos, o ensino e a aprendizagem nessa modalidade de ensino precisam dar significados a vida dos sujeitos envolvidos, contribuindo de forma significativa para um trabalho de alfabetização mais eficaz na EJA, sob a perspectiva de alfabetizar letrando. Isto significa ensinar a ler e a escrever utilizando-se de práticas sociais, como uma estratégia para o desenvolvimento dos saberes de forma crítica e reflexiva. Na abordagem deste contexto discutiremos a partir dos enfoques teóricos como Arroyo (1997), Soares, (2004), Freire (2000), Durante (1998), Tfouni (2002) e, ainda, na legislação educacional vigente, dentre outros autores que discorrem sobre a EJA oferecendo subsídios para a fundamentação teórica deste trabalho. A metodologia utilizada caracteriza-se por uma abordagem de natureza qualitativa através de uma pesquisa exploratória - bibliográfica e de campo, tendo como instrumento de construção de dados a aplicação de uma entrevista, através de perguntas previamente elaboradas cujas informações gravadas em áudio possibilitaram uma análise das respostas dos entrevistados. A entrevista ocorreu em sala de aula, tendo como participantes 04 (quatro) aprendizes da turma de EJA, Nível II, noturno, sendo todas do sexo feminino, residentes no próprio bairro e trabalhadoras do lar. Os resultados evidenciaram que, esses jovens e adultos da EJA que por motivos diversos não lhes foram propiciados a conclusão dos estudos na idade certa, ao retornar aos espaços escolares, são movidos por interesses e necessidades específicas, inclusive, as que estão relacionadas às suas relações interpessoais. Apontaram ainda, o ensejo da realização de um sonho pessoal, ou melhorar sua situação na vida, ou no mundo do trabalho através dos estudos e que estão geralmente centrados na resolução de um problema e anseiam consigo o desejo de crescer e aprender. As falas dos sujeitos participantes revelaram também, que para a sua inserção no mundo letrado, a leitura e a escrita são fatores primordiais para que isso aconteça, fatores estes que foram constatados diante das narrativas dos participantes da pesquisa ao enfocarem suas concepções sobre a importância da leitura e da escrita no seu cotidiano, respondendo assim os objetivos propostos nesse estudo.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6932
Other Identifiers: 2013067305
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConcepçõesAlunasEJA_Monografia_2018.pdfO presente artigo tem como objetivo conhecer as concepções e tecer reflexões acerca do pensamento de alfabetizandos da EJA (Nível II) de uma escola da rede pública municipal de Natal, sobre a importância da leitura e da escrita no seu cotidiano265.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.