Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6929
Title: A Dança do Movimento HIP HOP em Natal/RN: Conceitos, Significados e Contribuições Para a Educação Física
Authors: Gonçalves, Luana Mayra Duarte
Keywords: Educação Física escolar;Dança;HIP HOP;Danças Urbanas;Street Dance;Educação;Educação Física
Issue Date: 3-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GONÇALVES, Luana Mayra Duarte. A Dança do Movimento HIP HOP em Natal/RN: Conceitos, Significados e Contribuições Para a Educação Física. 2018. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018
Portuguese Abstract: As Danças Urbanas constituem um dos elementos da cultura Hip Hop. Nascidas nas comunidades de populações negras e hispânicas nos Estados Unidos da América, espalharam-se pelo globo e se fazem presentes nas escolas da região metropolitana de Natal/RN. O presente estudo visa investigar que conceitos e significados são atribuídos a essas danças por estudantes de escolas públicas em Natal e região, assim como que contribuições eles acreditam que a abordagem da Dança do Movimento Hip Hop oferece para a Educação Física escolar. Nessa intenção, foram observadas as atividades de grupos de Danças Urbanas em três escolas e os estudantes que dançam nesses grupos foram entrevistados a partir de um roteiro de perguntas semi-estruturado. A suas falas e as observações nos ensaios dos grupos indicam que essas danças apresentam forte relevância para eles e que podem contribuir para a Educação Física na escola.
Abstract: As Danças Urbanas constituem um dos elementos da cultura Hip Hop. Nascidas nas comunidades de populações negras e hispânicas nos Estados Unidos da América, espalharam-se pelo globo e se fazem presentes nas escolas da região metropolitana de Natal/RN. O presente estudo visa investigar que conceitos e significados são atribuídos a essas danças por estudantes de escolas públicas em Natal e região, assim como que contribuições eles acreditam que a abordagem da Dança do Movimento Hip Hop oferece para a Educação Física escolar. Nessa intenção, foram observadas as atividades de grupos de Danças Urbanas em três escolas e os estudantes que dançam nesses grupos foram entrevistados a partir de um roteiro de perguntas semi-estruturado. A suas falas e as observações nos ensaios dos grupos indicam que essas danças apresentam forte relevância para eles e que podem contribuir para a Educação Física na escola.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6929
Other Identifiers: 2014001611
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DançamovimentoHIPHOP_Gonçalves_2018Texto Completo1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.