Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6924
Título: Análise da Molhabilidade Superficial do Titânio Modificado por Plasma DBD
Autor(es): Aquino, Patrick Nascimento de
Palavras-chave: Plasma;DBD;Molhabilidade;Titânio
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: AQUINO, Patrick Nascimento de. ANÁLISE DA MOLHABILIDADE SUPERFICIAL DO TITÂNIO MODIFICADO POR PLASMA DBD. 2018. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Uma vez que a adesão de moléculas de água na superfície de implantes é uma propriedade fundamental para a osseointegração, este estudo tem o objetivo de analisar o comportamento da molhabilidade de amostras de titânio quando submetidas a tratamentos superficiais por meio de plasma produzido por descarga em barreira dielétrica (DBD). As amostras de titânio foram tratadas durante 3 tempos diferentes (10,20 e 30 minutos), utilizando um reator de plasma DBD produzido em laboratório e uma fonte de corrente pulsada em uma frequência de 820 Hz. Os resultados obtidos através das medições do ângulo de contato entre o líquido e a superfície das amostras constataram que existe um grande aumento da molhabilidade superficial logo após o tratamento. Essa capacidade da superfície ser molhada acaba diminuindo durante algumas horas após o procedimento, mas durante a primeira hora a molhabilidade da superfície acaba variando muito pouco. Com isso podemos observar que este tipo de tratamento superficial é bastante viável para ser adotado em amostras de titânio usadas em implantes, uma vez que houve um aumento significativo da molhabilidade após os tratamentos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6924
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnálisedaMolhabilidade_Aquino_2018.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.