Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6920
Title: Lazer no programa mais educação: contribuições educacionais na escola municipal Angélica de Almeida Moura Natal/RN
Authors: Alves, Airton Afonso de Almeida
Keywords: Educação;Programa Mais Educação;Lazer;Education;Program More Education;Leisure
Issue Date: 12-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALVES, Airton Afonso de Almeida. Lazer no Programa Mais Educação: Contribuições Educacionais na Escola Municipal Angélica de Almeida Moura Natal/RN. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Este estudo teve como objetivo analisar a educação pelo e para o lazer e suas contribuições educacionais no Programa Mais Educação na Escola Municipal Angélica de Almeida Moura. Justifica-se a partir da aproximação dos pesquisadores ao objeto de estudo e de possíveis contribuições tanto para escola com seus resultados como para a comunidade que a circunda ao dar importância aos impactos do Programa Mais Educação no processo de ensino aprendizagem. Sendo estes fundamentados nas práticas executadas na escola que abrangeram educação, esporte, cultura e lazer, prezando pelo caráter lúdico. O presente estudo está exposto e apresentado a partir da contextualização da expressão Lazer: Conceitos e transformações buscando entender seus significados e transformações de conceitos ao passar dos anos. Identificando os elementos da Educação pelo e para o lazer presentes na essência do Programa Mais Educação e suas relações com as ações deste, principalmente no caso da Escola Municipal Angélica de Almeida Moura. Trata-se de uma pesquisa descritiva, tendo como principal abordagem metodológica utilizada à pesquisa e análise documental a partir da categorização dos principais dados expostos nos relatórios finais anuais do programa na escola no período de 2011 a 2015. Relatamos o caso da Escola Angélica de Almeida Moura descrevendo o desenvolvimento das práticas do Programa. Observou-se como resultado que o Programa Mais Educação - PME contribui de forma significativa para a formação dos alunos através da melhoria dos seguintes índices educacionais: evasão escolar, taxa de aprovação dos educandos, alunos transferidos, problemas com indisciplina e índice de desenvolvimento da educação básica. Como perspectivas futuras considera-se que um aprofundamento deste estudo seja capaz de contribuir para as formas de execução dos programas educacionais nas escolas.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6920
Other Identifiers: 2014024447
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lazernoprogramamaiseducacao_Alves_2018Texto Completo440.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons