Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6912
Title: O processo criativo do quadrinho: “As pelejas de Chico Agulha - O Agulhachin do Sertão do Seridó”
Authors: Silva Júnior Jared Soares
Keywords: Quadrinho; Chico-Agulha; Rio Grande do Norte; cultura; Criação; Processo; Caicó; popular; ilustração; representação.
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: JUNIOR, Jared Soares da Silva. O processo criativo do quadrinho: “As pelejas de Chico Agulha - O Agulhachin do Sertão do Seridó”. 2018. 159 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Este projeto trata de maneira geral acerca da efetivação de um projeto teórico-prático desenvolvido inicialmente na disciplina Pesquisa em Artes Visuais, durante o ano de 2015, e aprimorado de forma gradativa no projeto de conclusão de curso. Trata-se da elaboração de uma história em quadrinhos autoral quanto a enredo, personagens e proposito pedagógico. O quadrinho “As pelejas de Chico Agulha- O agulhachin do Sertão do Seridó”. Tal projeto descreve as etapas do processo criativo do material prático. Todo o enredo do quadrinho é desenvolvido sobre o pretexto de valorizar a cultura local, à medida que explora aspectos culturais, como as particularidades linguísticas (variações de sotaque, vícios de linguagem, gírias etc.). Como também representa de maneira lúdica assuntos do âmbito cultural, tais como folclore e tradições festivas religiosas. Todas essas características envolvidas numa dialética que se constrói através do uso do meio informacional do quadrinho, para a difusão da cultura local e conscientização da valorização desse bem imaterial. Chico Agulha e seu pai, rotulados como heróis, residem em Caicó e têm a missão secreta de combater o prefeito, um vilão furtivo, ganancioso e conhecedor de um poder ancestral, o qual foi protegido por anos pelos ancestrais de Francisco Donatelo, pai de Chico. Através de seus poderes políticos o vilão busca realizar esquemas gananciosos, ampliar seus domínios econômicos e eliminar os índios remanescentes de tribos com poderes mágicos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6912
Other Identifiers: 2013029289
Appears in Collections:Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProcessoCriativoQuadrinho_SilvaJunior_2018.pdf20,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons