Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6861
Title: Avaliação nutricional das refeições oferecidas nos Restaurantes populares do Rio Grande do Norte
Authors: Oliveira, Katarina de Sena Bezerra de
Keywords: Segurança alimentar;Restaurante popular;Cardápios
Issue Date: 13-Jun-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Katarina de Sena Bezerra de. Avaliação nutricional das refeições oferecidas nos restaurantes populares do Rio Grande do Norte. 2018. 27f. Artigo Científico (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2018.
Portuguese Abstract: O Programa Restaurante Popular compõe uma das políticas públicas de acesso à alimentação e a garantia de segurança alimentar ofertando alimentação saudável, nutricionalmente balanceadas, comercializadas a preços acessíveis e produzidas de maneira segura, garantindo segurança alimentar .Com a mulher no mercado de trabalho, e a falta de tempo para o preparo dos alimentos surge a necessidade de realizar refeições fora de casa, e os alimentos saudáveis são substituídos por industrializados aumentando a ingestão calórica e contribuindo no sobrepeso e obesidade e o surgimento das Doenças Crônicas não Transmissíveis. O objetivo do trabalho foi avaliar as refeições oferecidas no restaurantes popular do RN. Foi avaliado qualitativamente e quantitativamente os cardápios do mês de Janeiro de 2017 conforme as exigências do PAT, DRI/ 2010 e o Guia Alimentar para População Brasileira. Embora com baixa frequência o cardápio oferece em suas preparações alimentos ultraprocessados. Foram encontrados valores médio semanal mínimo e máximo, respectivamente: energia 343 Kcal e 565 Kcal,49% e 71% de carboidratos, proteína 19% e 30%, lipídeos 14% e 28%, gordura saturada 3% e 4%. Os micronutrientes avaliados foram cálcio, Ferro, sódio, vitamina A e C. O cálcio em apenas duas semanas atingiu valores superiores a DRI, todas as semanas a oferta de Ferro foram inferiores ao determinado, vitamina A apenas uma semana obteve média satisfatória, o sódio e as fibras em todas as semanas ultrapassou os limites estabelecidos a vitamina C adquiriu média suficiente em uma semana. De modo geral os resultados encontrados são insatisfatórios quando comparados aos parâmetros estabelecidos sendo necessário mais estudos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6861
Other Identifiers: 2013026438
metadata.dc.description.embargo: 2021-06-28
metadata.dc.description.other: Estou embargando o trabalho, pois pretendo publicar em um Periódico Especializado da área. Assim que a publicação for aceita, me comprometo em informar aos bibliotecários da FACISA, para que possam liberar este TCC no sistema.
Appears in Collections:FACISA - Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacaonutricional_Oliveira _2018.pdf
Restricted Access Until 2021-06-27
Artigo Científico374.58 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.