Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6847
Title: A prática do futsal e o rendimento escolar do aluno-atleta
Authors: Silva, Pedro Henrique de Medeiros
Keywords: Rendimento escolar, Escola, Aluno-atleta
Issue Date: 25-Jun-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Pedro Henrique de Medeiros. A prática do futsal e o rendimento escolar do aluno-atleta. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal - RN, 2018.
Portuguese Abstract: Tendo em vista que observamos uma grande dissociação entre o esporte escolar e o rendimento escolar, pesquisamos sobre a relação entre o futsal e o rendimento escolar a fim de discutir qual a relação entre a prática do futsal e o desempenho acadêmico dos alunos-atletas. Para tanto é necessário verificar o rendimento esportivo dos atletas, avaliar seu rendimento acadêmico através de suas notas e os motivos que levam os alunos a praticarem o esporte na escola, além de observar qual a percepção dos professores em relação a esses alunos-atletas. Realiza-se então uma pesquisa qualitativa descritiva. Diante disso, verifica-se que a presença nos treinos implica diretamente no seu rendimento esportivo, as notas dos alunos se mostram muitas vezes inferior a média geral obtida pela escola, onde percebemos uma maior dificuldade entre as disciplinas que tratam com os números, enquanto nas disciplinas humanas, os atletas mostram um desempenho acadêmico superior ao encontrado no restante da escola, que os alunos buscam o esporte principalmente como forma para competir, se divertir e socializar e que também o esporte foi um bom auxiliar para a melhoria no desempenho acadêmico dos alunos, o que impõe na constatação de que nem sempre os bons atletas mostram ser bons alunos, contudo os bons alunos mostram-se ser bons atletas.
Abstract: Tendo em vista que observamos uma grande dissociação entre o esporte escolar e o rendimento escolar, pesquisamos sobre a relação entre o futsal e o rendimento escolar a fim de discutir qual a relação entre a prática do futsal e o desempenho acadêmico dos alunos-atletas. Para tanto é necessário verificar o rendimento esportivo dos atletas, avaliar seu rendimento acadêmico através de suas notas e os motivos que levam os alunos a praticarem o esporte na escola, além de observar qual a percepção dos professores em relação a esses alunos-atletas. Realiza-se então uma pesquisa qualitativa descritiva. Diante disso, verifica-se que a presença nos treinos implica diretamente no seu rendimento esportivo, as notas dos alunos se mostram muitas vezes inferior a média geral obtida pela escola, onde percebemos uma maior dificuldade entre as disciplinas que tratam com os números, enquanto nas disciplinas humanas, os atletas mostram um desempenho acadêmico superior ao encontrado no restante da escola, que os alunos buscam o esporte principalmente como forma para competir, se divertir e socializar e que também o esporte foi um bom auxiliar para a melhoria no desempenho acadêmico dos alunos, o que impõe na constatação de que nem sempre os bons atletas mostram ser bons alunos, contudo os bons alunos mostram-se ser bons atletas.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6847
Other Identifiers: 2014037810
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PraticaFutsalRendimento_Silva_2018Texto Completo1.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons