Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6843
Title: Tributação municipal: um estudo de caso sobre a eficiência da arrecadação do ISSQN no município de São Vicente-RN
Authors: Medeiros, Ney Magna de Brito
Keywords: Tributos;Arrecadação;Eficiência
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Ney Magna de Brito. Tributação Municipal: um estudo de caso sobre a arrecadação do ISSQN no município de São Vicente/RN. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2018.
Portuguese Abstract: O presente trabalho se propõe a realizar uma análise quanto a arrecadação do imposto ISSQN no município de São Vicente/RN, tendo por objetivo determinar se esta ocorre, ou não, de modo eficiente. Para tanto, foi realizada uma breve pesquisa bibliográfica, onde são estudados conteúdos pertinentes ao tema, tais como: legislação tributária, execução fiscal, cobrança administrativa e eficiência. A metodologia empregada na construção do presente estudo foi realizada através de pesquisa descritiva, desse modo, foram coletadas informações contábeis junto ao Setor de Contabilidade do município em questão, estes são apresentados em formato de gráficos. A análise realizada permite conceber o ISSQN como importante na arrecadação tributária, tendo em vista que no ano de 2014, este é responsável por 92% de toda a receita proveniente de tributos no município em questão. Conclui-se que a falta estruturação nas projeções de receitas, o baixo contingente de servidores na fiscalização tributária, e a ausência de um planejamento adequado por parte da gestão, tornam a arrecadação tributária do município ineficiente.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6843
Other Identifiers: 2014042866
Appears in Collections:CERES - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tributação municipal_2018_Monografia.pdfMonografia684.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.