Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6826
Title: Levantamento dos possíveis impactos ambientais ocasionados pela lavagem de contêineres no Porto de Natal-RN
Authors: Rodrigues, Yasmim da Silva
Keywords: Contêineres;Lavagem;Impacto Ambiental.
Issue Date: 22-Jun-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 15308: Ecotoxicologia Aquática: Toxicidade Aguda: Método de ensaio com misidáceos(Crustacea). Brasil, 2005. ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 15469: Ecotoxicologia Aquática: Preservação e preparo de amostras. Brasil, 2007. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Resolução CONAMA nº 357, de 17 de Março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. DOU: Brasília, 18 de mar 2015. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=459> Acesso em: 10 out 2017.
Portuguese Abstract: A atividade portuária é utilizadora de recursos naturais e potencialmente poluidora. Os impactos ambientais advindos de empreendimentos portuários geralmente são vultosos devido as grandes áreas utilizadas para atendimento de demanda e à dinâmica processual de cargas e descargas. O Porto de Natal-RN apresenta um grande fluxo de contêineres sendo higienizados para exportação diariamente. Neste trabalho foi realizado um levantamento dos possíveis impactos ambientais ocasionado pelas lavagens de contêineres no porto de Natal- RN, analisando o volume gerado, os parâmetros físico-químicos e a toxicidade aguda deste efluente que tem como destino final o Rio Potengi. Embora tenham sido realizadas poucas coletas, o efluente das lavagens químicas apresentou-se como tóxico ao microcrustáceo Mysidopsis juniae e observou-se a acidificação do pH do efluente quando utilizado produtos químicos de desinfecção. Na busca de compatibilização de um desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico, faz-se necessário o uso de medidas mitigadoras destes impactos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6826
Other Identifiers: 20160152930
metadata.dc.description.embargo: 2018-12-09
metadata.dc.description.other: À pedido da CODERN, atual administradora do Porto de Natal-RN, o qual se encontra em processo de Regularização Ambiental. A CODERN solicitou que não fosse dada publicidade deste trabalho neste primeiro momento.
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCYASMIMSRODRIGUES.pdfMonografia1.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons