Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6782
Title: Análise postural e das condições de trabalho nas centrais de armação e carpintaria em um canteiro de obras
Authors: Almeida, Francisco Eudo Fernandes de Amorim
Keywords: Condições de trabalho;Análise postural;Centrais de armação e carpintaria;Canteiro de obras;Ergonomia;Método OWAS
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALMEIDA, Francisco Eudo Fernandes de Amorim. Análise postural e das condições de trabalho nas centrais de armação e carpintaria em um canteiro de obras. 2018. 13 f. (artigo científico) - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Este artigo apresenta a análise postural e das condições de trabalho de quatro colaboradores das centrais de armação e carpintaria do canteiro de obras da construção de um edifício localizado no campus central de uma instituição pública de ensino superior, na capital do estado de Rio Grande do Norte. Para a análise das condições de trabalho fez-se uso da técnica de entrevista oral, e para a análise das posturas assumidas pelos trabalhadores utilizou-se a ferramenta associada à aplicação do método Ovako Working Posture Analysing System (OWAS), contida no software Ergolândia versão 6.0. A partir dos dados coletados, obteve-se como resultado, com relação às condições de trabalho, que as alturas das bancadas de trabalho na central de carpintaria, os aspectos relativos às condições ambientais na central de armação, e a questão das pausas, corresponderam aos fatores mais influentes para o desempenho ineficiente das tarefas e o desconforto dos colaboradores. Quanto às posturas adotadas, constatou-se que as atividades de dobra e corte, e de instalação da armadura, na central de armação, e as de serrar, de instalação dos painéis, de cimbramento das fôrmas e de desfôrma, na central de carpintaria, foram as mais extenuantes. Embora a concordância com os procedimentos e resultados constantes na literatura se dê apenas de forma parcial, ainda assim avalia-se que as recomendações ergonômicas e as ações propostas para correção das posturas constrangedoras representam boas soluções para os problemas diagnosticados nas análises.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6782
Other Identifiers: 2012937418
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnalisePosturaledasCondicoes_Almeida_2018.pdfArtigo científico638.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons