Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6765
Title: Sucessão em empresas familiares: um estudo no município de Santa Cruz/RN
Authors: Macedo Filho, Márcio de Oliveira
Keywords: Empresas familiares;Sucessão empresarial;Segmento farmacêutico;Santa Cruz - RN
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MACEDO FILHO, Márcio de Oliveira. Sucessão em empresas familiares: um estudo no município de Santa Cruz/RN. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2018.
Portuguese Abstract: As organizações buscam cada vez mais planejar e organizar a tomada de decisão, para que assim possam enfrentar esse momento com maior eficiência. Neste contexto surgem as empresas familiares, compostas por uma família, que permanece na gestão por gerações. Em comum a todas as organizações, as empresas familiares também necessitam planejar estruturadamente, utilizando métodos e ferramentas que possam fomentar suas escolhas. As mesmas enfrentam situações distintas, visto que dentro dos planos e metas existe a necessidade de superar uma sucessão. Desta forma, o objetivo deste estudo foi compreender como acontece o processo de sucessão familiar em empresas do segmento farmacêutico em Santa Cruz/RN. Realizou-se uma pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pela gestão, sujeitos da pesquisa, que serviram de base para interligar a teoria proposta e a prática. A entrevista foi aplicada com três gestores responsáveis pela gestão desses empreendimentos. Por fim, os resultados obtidos através da análise revelaram as técnicas aplicadas e conhecidas dentro dessas organizações e as dificuldades enfrentadas pelos gestores entrevistados. Foi possível identificar que os maiores obstáculos enfrentados é a falta de planejamento por partes das famílias e despreparo dos envolvidos, que provoca a incerteza enquanto o sucesso deste momento.
Abstract: As organizações buscam cada vez mais planejar e organizar a tomada de decisão, para que assim possam enfrentar esse momento com maior eficiência. Neste contexto surgem as empresas familiares, compostas por uma família, que permanece na gestão por gerações. Em comum a todas as organizações, as empresas familiares também necessitam planejar estruturadamente, utilizando métodos e ferramentas que possam fomentar suas escolhas. As mesmas enfrentam situações distintas, visto que dentro dos planos e metas existe a necessidade de superar uma sucessão. Desta forma, o objetivo deste estudo foi compreender como acontece o processo de sucessão familiar em empresas do segmento farmacêutico em Santa Cruz/RN. Realizou-se uma pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pela gestão, sujeitos da pesquisa, que serviram de base para interligar a teoria proposta e a prática. A entrevista foi aplicada com três gestores responsáveis pela gestão desses empreendimentos. Por fim, os resultados obtidos através da análise revelaram as técnicas aplicadas e conhecidas dentro dessas organizações e as dificuldades enfrentadas pelos gestores entrevistados. Foi possível identificar que os maiores obstáculos enfrentados é a falta de planejamento por partes das famílias e despreparo dos envolvidos, que provoca a incerteza enquanto o sucesso deste momento.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6765
Other Identifiers: 2014062359
Appears in Collections:CERES - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sucessão em empresas_2018_Artigo.pdfArtigo Científico de Conclusão de Curso277.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.