Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6752
Title: Otimização de parâmetros operacionais da injeção contínua de vapor aplicados a um reservatório de óleo pesado do nordeste brasileiro
Authors: Egito, Erick Buonora Tabosa do
Keywords: Otimização da injeção contínua de vapor;Título de vapor;Vazão de injeção
Issue Date: 21-Jun-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: EGITO, Erick Buonora Tabosa do. OTIMIZAÇÃO DE PARÂMETROS OPERACIONAIS DA INJEÇÃO CONTÍNUA DE VAPOR APLICADOS A UM RESERVATÓRIO DE ÓLEO PESADO DO NORDESTE BRASILEIRO. 2018. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Petróleo, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Grande parte das reservas brasileiras de óleo pesado estão localizadas no nordeste do país, e para que a extração desse petróleo seja possível, faz-se necessária a aplicação de métodos térmicos de recuperação para promover uma redução na viscosidade do óleo, auxiliando assim o seu deslocamento. A injeção contínua de vapor é um dos métodos térmicos mais utilizados e, por isso, é o foco deste trabalho. Este trabalho visa avaliar parâmetros operacionais da injeção contínua de vapor, buscando sua otimização através de simulações numéricas de fluxo. Foi utilizado o Software STARS, versão 2014¸ da Computer Modelling Group Ltd (CMG) para a realização das simulações, onde foi criado um modelo de reservatório cartesiano contendo uma malha de five spot invertido. O reservatório modelado contém uma espessura de 20m, porosidade de 25%, permeabilidade horizontal de 3000 mD e permeabilidade vertical de 100 mD. O reservatório é composto por um óleo pesado, que apresenta uma viscosidade de 8258 cP a uma temperatura de 26,7 ºC e uma composição de 97% de frações pesadas. As simulações foram feitas para 27 casos e utilizaram espaçamentos entre poços de 50m, 100m e 200m, título de vapor de 60%, 80% e 100% e vazão de injeção de 80 ton/dia, 100 ton/dia e 120 ton/dia. Ao analisar os resultados de cada caso, foi possível perceber que, para malhas com espaçamento reduzido, o processo de injeção contínua é eficiente sem precisar utilizar grandes valores de vazão de injeção e título de vapor, enquanto que malhas de grandes espaçamentos respondem melhor a uma alta vazão de injeção atrelada a um alto título de vapor.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6752
Other Identifiers: 20160154550
Appears in Collections:Engenharia de Petróleo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC 2018.1 - Erick Buonora Final corrigido.pdfTCC de Erick Buonora 4.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.