Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6735
Título: Estudo da desidratação do gás natural por absorção
Autor(es): Severiano, Fellipe Marcel Carvalho
Palavras-chave: Gás Natural;Desidratação;Glicol;MEG;DEG;TEG;Simulação;Natural Gas;Dehydration;Glycol;Simulation
Data do documento: 7-Jun-2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SEVERIANO, Fellipe Marcel Carvalho. Estudo da desidratação do gás natural por absorção. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: O estudo da desidratação do gás natural em uma torre de absorção utilizando glicol, o qual pode ser MEG, DEG e TEG, como líquido dessecante se tornou extremamente relevante nos dias atuais pelo aumento da produção e do consumo de gás natural, nos âmbitos mundial e brasileiro. Este processo ocorre em uma unidade de desidratação de gás natural a qual consiste basicamente de duas etapas: a primeira resume-se à absorção da água pelo glicol em contracorrente em uma torre de absorção e a segunda trata-se da regeneração do glicol em uma torre regeneradora onde a água é removida do glicol através do aquecimento dessa mistura e vaporização da água. A etapa em que ocorre a absorção foi simulada utilizando o software Aspen HYSYS para observar os resultados nas correntes de gás seco e glicol rico (em água), nas quais devem existir o mínimo de água e de hidrocarbonetos arrastados, respectivamente. Primeiramente, utilizou-se o TEG, o glicol mais indicado, e condições totalmente favoráveis para a desidratação; posteriormente duas perturbações foram inseridas na simulação: temperatura fora da faixa recomendável e presença de água na corrente de glicol, e assim foi possível observar suas relevâncias. Portanto, o objetivo do trabalho consiste em avaliar a desidratação do gás natural através de uma simulação tanto em condições favoráveis quanto provocando determinadas mudanças nas variáveis do processo.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6735
Outros identificadores: 2011048294
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudodaDesidratacao_Severiano_2018.pdfMonografia1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.