Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6726
Title: Reflexões sobre o equipamento urbano educação: o caso da Escola Municipal Prof. Mateus Viana. Bairro, João XXIII, em Caicó-RN.
Authors: Santos, Fábio Nunes
Keywords: A cidade de Caicó;Equipamento urbano fixo social;Escola;Entorno da escola;Estudante
Issue Date: 13-Jun-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Fábio Nunes dos. REFLEXÕES SOBRE O EQUIPAMENTO URBANO EDUCAÇÃO: o caso da Escola Municipal Prof. Mateus Viana. Bairro, João XXIII, em Caicó-RN. 2018. 60 f. Monografia (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó,RN, 2018.
Portuguese Abstract: As cidades têm dimensão material, sendo as mesmas, formas espaciais, como também, dimensões de comportamentos, correspondendo às formas jurídicas e sociais. Assim sendo, os espaços urbanos apresentam-se de forma aberta as mudanças do mundo contemporâneo e do cotidiano, sendo detentores de vários significados. Entretanto, no seu interior, existem contradições, conflitos e diversidade de escolhas. Nesse sentido, essa monografia traz algumas reflexões sobre o ordenamento urbano em Caicó-RN, em seu processo de formação, uso e ocupação do solo e redefinição do espaço territorial, entre as décadas de 1970 até os dias atuais. Assim sendo, o objeto dessa pesquisa refere-se às Reflexões do equipamento urbano educação: o caso da Escola Municipal Prof. Mateus Viana. Bairro, João XXIII, Caicó-RN. Nesse contexto, destacaremos as questões do equipamento urbano fixo social, no caso específico, a escola. Além disso, propomos-nós caracterizar e identificar as pressões/impactos do objeto de pesquisa e mitigá-los, a fim de melhorar a estrutura física da referida escola e o seu entorno, levando conseqüentemente, a buscar criar um ambiente urbano de maior qualidade sócio-espacial, que beneficie estudantes, pedestres e condutores de veículos que transitam nesse local da cidade, melhorando o uso e a ocupação do solo urbano. O tipo da pesquisa é bibliográfico e de campo, o qual buscou instrumentos, como; literatura técnica e científica, as leis, as normas, as fotos, as ilustrações, questionário aberto, entrevista informal, visitas in loco, a delimitação do objeto de pesquisa, entre outros.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6726
Other Identifiers: 2015046000
Appears in Collections:CERES - Geografia (bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Reflexões sobre o equipamento urbano educação_2018_Santos.pdfMonografia2,09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.