Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6711
Title: Serviço Social na educação: uma investigação sobre as atribuições privativas do assistente social no trabalho junto às famílias no Colégio Nossa Senhora das Neves – Natal/RN
Authors: Torres, Rayssa Crystyna Galvão
Keywords: Serviço social;Educação;Família;Atribuição Privativa
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: TORRES, Rayssa Crystyna Galvão. Serviço Social na educação: uma investigação sobre as atribuições privativas do assistente social no trabalho junto às famílias no Colégio Nossa Senhora das Neves – Natal/RN. 2013. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: O trabalho aqui proposto é um estudo qualitativo que apresenta a atuação do assistente social no âmbito escolar, cuja intenção de investigação pautou-se nas atribuições privativas deste profissional junto às famílias na realidade do Colégio Nossa Senhora das Neves - Natal/RN. A pesquisa se propôs a responder ao seguinte questionamento: o que compete somente ao profissional de Serviço Social na escola no trabalho com famílias? Para responder a esse questionamento, foram entrevistados um profissional de Serviço Social, um de Pedagogia e de Psicologia que atuam na instituição, e a partir dessas entrevistas produzi um quadro comparativo das atribuições privativas referente a cada um desses profissionais, enquanto um dos objetivos desse estudo, além de outros objetivos que o compuseram referente à descrição da história do assistente social na instituição e à identificação de demandas, estratégias, limites e desafios da profissão no trabalho com as famílias no âmbito do Colégio Neves. Parte-se do entendimento da profissão enquanto resultado de fenômenos complexos e de determinantes sócio-históricos objetivos e que ao longo de sua trajetória esteve ligada ao aspecto educativo, sendo o assistente social um profissional propositivo para atuar no ambiente escolar no trabalho junto à família, sendo esta um grupo social fruto de construções sociohistóricas, provedor de cuidados, apoio e proteção de seus membros. Quanto as atribuições privativas dos profissionais assistente social, pedagogo e psicólogo para atuar com questões familiares que se apresentam no âmbito escolar, destaca-se que essas profissões realizam junto a família um trabalho de orientação, mas cada uma possui um foco de atuação diferenciado.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6711
Other Identifiers: 2008017370
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RayssaCGT_Monografia.pdf665 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.