Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6707
Title: Serviço Social e a Questão Socioambiental: análise da produção teórica da categoria no Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social – ENPESS - 2008/2012
Authors: Penha, Thazia Medeiros
Keywords: Capitalismo;Questão Socioambiental;Serviço Social
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PENHA, Thazia Medeiros. Serviço Social e a Questão Socioambiental: análise da produção teórica da categoria no Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social – ENPESS - 2008/2012. 2013. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem por objetivo problematizar a questão socioambiental no âmbito do Serviço Social através da análise realizada nas produções teóricas do Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS). Parte-se do entendimento que a apropriação privada, exploração e transformação dos recursos naturais em mercadoria, realizada pelo capitalismo, é determinante para a ampliação da degradação e destruição do meio ambiente gerando determinantes que afetam diretamente a vida dos sujeitos sociais. A questão ambiental se encontra no cerne das contradições da sociabilidade vigente, aqui analisada como uma expressão de sua irracionalidade e busca incessante e predatória pelo lucro imediato. Como resultante da dinâmica e contradições do capital, a questão ambiental é indissociável da questão social podendo ser denominada de socioambiental, haja vista agregar elementos comuns e ter a mesma origem. Nesse sentido, objeto de investigação e ação do Serviço Social. A problemática foi abordada à luz da perspectiva crítica, entendida como necessária ao desvelamento que compõe a essência do objeto estudado, articulando suas particularidades a totalidade da vida social. No processo investigativo foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico sobre a problemática socioambiental analisando em seguida como o Serviço Social tem se apropriado e construído teoria sobre temáticas que envolvem a questão. Para isso autores como: Sauer e Ribeiro (2012), Folodori (s/d), Netto (2001) e Araújo e Silva (2012) foram relevantes. Ainda realizou-se uma pesquisa documental nos CD-ROM dos anais dos 03 (três) último ENPESS - 2008, 2010 e 2012. Ao final, é possível concluir que os problemas ecológicos são muitos e diversos merecendo a atenção dos sujeitos coletivos, a fim de construir alternativas viáveis a sua proteção e desenvolvimento. Identifica-se ainda que apesar da pouca produção científica e da falta de centralidade dos debates dentro da profissão a temática vem, aos poucos, ganhando espaço nas discussões do Serviço Social.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6707
Other Identifiers: 2010032934
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ThaziaMP_Monografia.pdf614.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.