Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6706
Title: Dependência do álcool e serviço social: a atuação profissional dos assistentes sociais nas redes públicas de atenção ao dependente químico da cidade de Natal/RN
Authors: Sousa, Rafaella Maria Lemos de
Keywords: Alcoolismo;Serviço social;Políticas públicas
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUSA, Rafaella Maria Lemos de. Dependência do álcool e serviço social: a atuação profissional dos assistentes sociais nas redes públicas de atenção ao dependente químico da cidade de Natal/RN. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: O presente trabalho faz uma análise acerca da atuação profissional do assistente social nas redes públicas de Atenção ao Dependente do Álcool e outras Drogas da cidade de Natal/RN, com o intuito de compreender os fatores relacionados ao consumo do álcool dos usuários do Serviço Social, mapear as políticas públicas de atenção aos usuários de álcool e outras drogas na cidade de Natal/RN, identificar as redes de atenção ao dependente do álcool da cidade de Natal/RN em que há assistentes sociais, compreender através das ações, demandas e instrumentos do Serviço Social, a atuação profissional nas redes de atenção aos dependentes do álcool da cidade de Natal/RN e a partir disso, identificar as tendências encontradas na atuação desses profissionais, pois acreditamos que a inserção do assistente social nas instituições que atendem esses usuários é de grande importância na busca pela efetivação das políticas públicas voltadas para esses usuários, exigindo do mesmo um trabalho qualificado. Para tanto, foram feitas pesquisas bibliográficas relacionadas ao tema, bem como entrevistas com assistentes sociais que atuam nas instituições de atenção ao dependente do álcool e outras drogas do município de Natal/RN, onde identificamos uma forte tendência à perda da identidade profissional, bem como uma atuação norteada basicamente pelas políticas de atenção ao dependente químico.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6706
Other Identifiers: 2009027523
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RafaellaMLS_Monografia.pdf503.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.