Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6704
Title: Envelhecimento X Institucionalização no município de Natal/RN: Os motivos do abrigamento no Instituto Juvino Barreto
Authors: Araújo, Ana Priscila Xavier de
Keywords: Envelhecimento populacional;Idoso institucionalizado;Estrutura familiar contemporânea
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAÚJO, Ana Priscila Xavier de. Envelhecimento X Institucionalização no município de Natal/RN: Os motivos do abrigamento no Instituto Juvino Barreto. 2013. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: Estudos recentes sobre a temática do idoso institucionalizado apontam que o acelerado envelhecimento populacional no Brasil certamente favorecerá o aumento do número de idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPI’s) no País como um todo. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo abordar a questão da institucionalização de idosos em ILPI’s no Brasil, com enfoque especial para o município de Natal/RN a saber, a ILPI Instituto Juvino Barreto. Busca identificar quais as razões que levam a tal aspecto na referida instituição. Além disso, este trabalho procura fazer um recorte sobre os novos papéis assumidos pelo idoso na estrutura familiar contemporânea. Para alcançar os objetivos pretendidos, os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa nas fichas de cadastro dos idosos da instituição, o levantamento bibliográfico referente a temática do idoso institucionalizado e a leitura de documentos que regulamentam o trato ao idoso no Brasil.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6704
Other Identifiers: 200506145
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaPXA_Monografia.pdf530.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.