Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6698
Title: Caracterização geomorfológica da Folha Jardim do Seridó (SB.24-Z-B-V), Nordeste do Brasil
Other Titles: Geomorphological characterization of the Leaf Garden of Seridó (SB.24-Z-B-V), Northeast of Brazil
Authors: Vasconcelos, Paulo Roberto Medeiros
Keywords: Mapeamento Geomorfológico.;Geomorphological Mapping.;Caracterização Geomorfológica.;Geomorphological Characterization.;Fragilidade Ambiental.;Environmental Fragility.;Folha Jardim do Seridó (SB.24-Z-B-V).;Sheet Jardim do Seridó (SB.24-Z-B-V).
Issue Date: 11-Apr-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: VASCONCELOS, P. R. M. Caracterização geomorfológica da Folha Jardim Do Seridó (Sb.24-Z-B-V), Nordeste do Brasil 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Bacharelado) - Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2018.
Portuguese Abstract: A diversidade e a dinâmica das feições geomorfológicas desenvolvidas sobre os Maciços Cristalinos do Planalto da Borborema, na área que integra a porção centro sul do Rio Grande do Norte e porção centro norte da Paraíba, especificamente na Folha Jardim do Seridó (SB.24-Z-B-V), são objetos desse estudo. A caracterização geomorfológica se torna essencial na compreensão do desenvolvimento de uma paisagem. Para isso, tomou-se como base metodológica, as propostas de Ross (1992) e IBGE (2009), levando em consideração, também, as legendas adotadas por Ferreira (2010) e Vital (2011), específicas para ambiente semiárido. A partir da metodologia apresentada e da interpretação dos dados topográficos obtidos através de um MDE (Modelo Digital de Elevação), de imagens SRTM (Shuttle Radar Topographic Mission) e de atividades de campo, o mapa geomorfológico da folha foi compartimentado em um domínio morfoestrutural, dois domínios morfoesculturais, duas subunidades morfoesculturais, dois modelados com oito unidades morfológicas variando dos 200 aos 800 metros, o que mostrou ser satisfatório e eficiente, com custos mínimos e tempo reduzido para sua execução. As informações citadas constituem uma importante ferramenta para o planejamento de políticas públicas ambientais e planejamento territorial, assim como para a redução dos riscos e desastres ambientais na área em questão.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6698
Other Identifiers: 2013051501
Appears in Collections:CERES - Geografia (bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaracterizacaoGeomorfologica_Vasconcelos_Art_2018Artigo principal apresentada à Coordenação do Curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito obrigatório para a obtenção do título de Bacharel em Geografia.2,86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.