Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6679
Title: Implantação de testes rápidos de HIV e sífilis com aconselhamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) de Viamão/RS.
Authors: Machado, Solange Setta
Keywords: DST/AIDS e uso de Drogas, População de Rua, Vulnerabilidades.
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MACHADO, Solange, Setta; DANTAS, Susana Maria Miranda (Orient.). Implantação de testes rápidos de HIV e sífilis com aconselhamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) de Viamão/RS. 2017. 17 f. Projeto de Intervenção. (Especialização em Gestão em HIV/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Vários são os estudos que demonstram o alto impacto da epidemia de DST/AIDS entre pessoas com uso prejudicial de AD e moradores de rua, repetindo um ciclo de exclusão social, vulnerabilidades e acesso limitado à prevenção e assistência às DST/AIDS. Este projeto de intervenção tem como objetivo promover o acesso ao diagnóstico de HIV e sífilis para pessoas com uso prejudicial de álcool e drogas no município de Viamão/RS, através da implantação dos testes rápidos com aconselhamento, no CAPS-AD. A proposta consiste em oferecer a realização dos exames, com aconselhamento pré e pós-teste para 100% dos usuários do CAPS-AD e também do Centro de Referência Especializado para População de Rua-Centro POP, garantindo a esta população vulnerável acesso ao diagnóstico precoce e tratamento em tempo oportuno. A partir da realização da testagem com realização de aconselhamento pré e pós-teste, abrir-se-á possibilidades de diminuir as vulnerabilidades individuais e programáticas relacionadas às DST/HIV/AIDS, além da promoção de práticas mais seguras, estimulando o autocuidado para gestão do risco para DST/AIDS e a redução de danos. Para concluir, promover o acesso dessa população à testagem de HIV e sífilis é uma importante estratégia de promoção de saúde e prevenção desses agravos, permitindo ainda a articulação das Redes de Atenção (RAS) e integração das políticas sociais no município.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6679
Other Identifiers: 20162008668
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC SOLANGE SETTA .pdfTexto Principal567 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.