Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6675
Title: Identificação e formação de lideranças jovens para atuar na prevenção das IST/HIV/AIDS e hepatites virais em três municípios da Região Metropolitana de Manaus.
Authors: Bezerra, Joana Rocha
Keywords: Sexualidade, Vulnerabilidade em saúde, Adolescente, Adulto jovem.
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BEZERRA, Joana Rocha; NORO, Luiz Roberto Augusto (Orient.). Identificação e formação de lideranças jovens para atuar na prevenção das IST/HIV/AIDS e hepatites virais em três municípios da Região Metropolitana de Manaus. 2017. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O projeto de identificação e formação de lideranças jovens tem como principal objetivo a constituição de grupos de adolescentes e jovens para atuar como agentes multiplicadores da prevenção das IST/HIV/AIDS e hepatites virais junto a seus pares, nos municípios de Itacoatiara, Manacapuru e Rio Preto da Eva, localizados na região metropolitana de Manaus. O projeto propõe a realização de formações específicas voltadas aos adolescentes e jovens das faixas etárias de 13 a 17 e 18 a 25 anos, nas quais as temáticas a serem abordadas estão divididas nos seguintes módulos: sexualidade, gênero, direito sexual e direito reprodutivo; diversidade, estigma, preconceito e discriminação; novas tecnologias de prevenção às IST, HIV/AIDS, gerenciamento de risco, redução de danos (RD), acolhimento a outros jovens e adesão ao tratamento; protagonismo juvenil, participação em espaços de controle social e ativismo virtual. Tal iniciativa reforça a trajetória voltada ao ativismo e protagonismo juvenil, contribuindo para que os adolescentes e jovens descubram suas potencialidades e possibilidades de atuação frente aos desafios locais, reconhecendo-se como sujeitos capazes de promover articulação com outros jovens, principalmente com os mais estigmatizados socialmente como os jovens que estão vivendo com HIV/AIDS, LGBT e outros em situação de vulnerabilidade, bem como aqueles pertencentes às instituições de ensino como escolas públicas, universidades, grêmios estudantis, redes e movimentos existentes na comunidade. O objetivo é favorecer que os adolescentes e jovens capacitados nos municípios de abrangência do projeto estejam aptos a discutir ações de prevenção e promoção à saúde.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6675
Other Identifiers: 20162011396
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Final Joana.pdfTCC Conclusão de Especialização179,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.