Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6672
Title: Implantação da pesquisa de estruturas leveduriformes no sangue periférico, pelo método da pesquisa direta em lâmina no creme leucocitário, de pacientes imunodeprimidos com HIV/Aids, em um hospital no RN.
Authors: Mariz, Selma Maria de Azevedo
Keywords: Histoplasma capsulatum;laboratório de analises clínicas;RH implantação de um novo serviço público
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MARIZ, Selma Maria de Azevedo; OLIVEIRA, Angelo Giuseppe Roncalli da Costa (Orient.). Implantação da pesquisa de estruturas leveduriformes no sangue periférico, pelo método da pesquisa direta em lâmina no creme leucocitário, de pacientes imunodeprimidos com HIV/Aids, em um hospital no RN. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A pesquisa objetivou analisar os efeitosda implantação do exame, pesquisa de estruturas leveduriformes no sangue periférico de pacientes imunodeprimidos com Aids, pelo método direto em lâmina, do creme leucocitário, corado pelo corante Panótico. Trata-se de um relato de experiência, em que se utilizou o método observacional e análise da importância dessa pesquisa para pacientes portadores de Aids. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Giselda Trigueiro, Natal-RN, no período de 2013 a 2016. No ano de 2013, foram realizados 96 exames com 4,16% de positividade; no ano de 2016, foram realizados 178 exames com 11,79% de positividade. Esperamos que esses exames sejam implantados na Rede Pública de Saúde, para que haja um diagnóstico mais rápido e preciso do Histoplasma capsulatum em pacientes imunodeprimidos com aids.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6672
Other Identifiers: 20162009010
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SELMA TCC Final.pdf228.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons