Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6659
Title: Repensando estratégias para o aumento da adesão ao tratamento das pessoas que vivem com HIV/aids matriculadas em um Serviço de Assistência Especializada (SAE) do município de São Paulo.
Authors: Noguchi, Norma Etsuko Okamoto
Keywords: Adesão; Aids; Tratamento;adherence; AIDS; treatment
Issue Date: May-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NOGUCHI, Norma Etsuko Okamoto; LINS, Ruthineia Diógenes Alves Uchoa (Orient.). Repensando estratégias para o aumento da adesão ao tratamento das pessoas que vivem com HIV/aids matriculadas em um Serviço de Assistência Especializada (SAE) do município de São Paulo. 2017. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Este projeto tem como objetivo elaborar e implantar estratégias que possam incrementar a taxa de adesão ao tratamento das pessoas que vivem com HIV/AIDS matriculadas em um Serviço Ambulatorial Especializado (SAE). Será desenvolvido em um SAE em IST/aids localizado na zona norte do município de São Paulo. Para a efetivação de sua proposta, serão discutidas e desenvolvidas estratégias que possam fortalecer as pessoas vivendo com o HIV/aids para adesão ao tratamento. Inicialmente, realizar-se-ão com os participantes do serviço a observação da realidade e a verificação de suas percepções em relação à adesão ao tratamento dos portadores de HlV/aids.Já na fase de implantação das práticas, pretende-se, a partir da consulta de enfermagem e ampliação das terapias complementares, proporcionar às pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) momentos de reflexão para repensar os comportamentos e práticas de saúde. Para a avaliação da intervenção, serão utilizados os dados do SICLON e SISCEL, que disponibilizarão dados relacionados à dispensação de antirretrovirais e à dosagem de Carga Viral (CV) e linfócitos CD4, respectivamente. Sabendo-se que a adesão ao tratamento é determinante na melhoria da qualidade de vida e na diminuição dos índices de mortalidade das pessoas infectadas, além de reduzir a transmissão do HIV, este projeto sugere algumas estratégias que possam fortalecer as PVHIV/AIDS para adesão ao tratamento, visto que, atualmente, esta prática ainda representa um dos maiores desafios na atenção PVHA, pois demanda dos pacientes mudanças comportamentais e dietéticas, além do uso de diversos medicamentos durante toda a vida, e, dos serviços, a necessidade de novos arranjos e oferta de atividades específicas.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6659
Other Identifiers: 20162011770
20162011770
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC REVISADO E CONCLUÍDO.docArtigo principal132 kBMicrosoft WordView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.