Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6646
Title: Implantação de um ambulatório com funcionamento em horário diferenciado para o tratamento de IST em homens da Região Metropolitana do Recife.
Authors: Ferreira, Felipe Silva
Keywords: IST;STI;Ambulatório;Ambulatory;Homem;Man
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FERREIRA, Felipe Silva; DANTAS, Susana Maria Miranda (Orient.). Implantação de um ambulatório com funcionamento em horário diferenciado para o tratamento de IST em homens da Região Metropolitana do Recife. 2017. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são um conjunto de infecções do trato genito-urinário humano causado por diversos tipos de patógenos microscópicos responsáveis por quadros clínicos que podem variar de sinais e sintomas leves, como ardor ao urinar, aparecimento de bolhas ou feridas, até doenças crônicas de alta morbimortalidade. O contágio geralmente ocorre por meio de relação sexual desprotegida, bem como, pela via parenteral ou vertical. A população mais acometida geralmente é o público masculino, jovem, com relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, grande número de parcerias sexuais e uso pouco frequente do preservativo. Apesar de Recife possuir o melhor polo médico do Norte-Nordeste e o segundo do país, não possui uma unidade de referência para o tratamento de IST para homens em sua rede pública referenciada, criando, assim, uma demanda de usuários sem atendimento, agravado pela inexistência de um serviço em horário diferente do convencional. Esse contraste se evidencia ao observar o grande número de unidades voltadas para o atendimento de mulheres, crianças e idosos. Para atender essa demanda reprimida, este projeto de intervenção tem como objetivo implantar um ambulatório de diagnóstico e tratamento clínico para homens da Região Metropolitana do Recife, Pernambuco, em horário alternativo. Além dessas atividades, o serviço se propõe a realizar atividades de promoção à saúde e prevenção, através de palestras e distribuição de material informativo e insumos de prevenção (preservativos e lubrificantes), assim como ofertar a testagem rápida para HIV, Sífilis, hepatites B e C, integrando-se efetivamente a rede de referência do município com pacientes encaminhados de outros serviços ou de demanda espontânea. A unidade contará com profissionais médicos, de laboratório, enfermagem e acolhimento individual. Além do claro caráter assistencial, este ambulatório se tornará uma referência de vigilância sentinela (ausente no estado), um núcleo de notificação de IST e pesquisa clínica e básica em associação com membros da sociedade acadêmica.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6646
Other Identifiers: 20162008480
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Implantacaodeumambulatorio_TCC.pdfVersão Final do PI enviado 470.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons