Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6643
Title: Perfil Epidemiológico de HIV/aids nos idosos no Brasil e o envelhecimento associado à infecção do HIV e à Terapia Antirretroviral.
Authors: Pinto, Flávia Kelli Alvarenga
Keywords: Aids, HIV, idoso
Issue Date: 10-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PINTO, Flávia Kelli Alvarenga. SILVA; Carla Glenda Souza da (Orient.). Perfil Epidemiológico de HIV/aids nos idosos no Brasil e o envelhecimento associado à infecção do HIV e à Terapia Antirretroviral. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: As questões relacionadas à aids e ao envelhecimento abarcam duas vertentes relevantes quanto ao envelhecimento prematuro, associado à infecção do HIV e à terapia antirretroviral, e ainda no que se refere ao aumento da taxa de detecção de aids na faixa etária acima de 50 anos, referente aos últimos dez anos. O HIV antecipa o processo de envelhecimento, principalmente com o uso prolongado dos antirretrovirais, o que por sua vez impacta na ampliação do espectro das especialidades que envolvem as pessoas vivendo com HIV/aids em uso da terapia antirretroviral. O objetivo do trabalho é compreender o cenário epidemiológico do HIV/aids e suas tendências na população idosa. As questões relacionadas à aids e ao envelhecimento necessitam de um maior aprofundamento, no intuito de fornecer aportes e estabelecer estratégias de prevenção e controle da infecção pelo HIV voltados para o atendimento de pessoas com 50 anos ou mais, com vistas a reduzir a infecção ao HIV nesta população, pois o uso da terapia antirretroviral neste segmento potencializa os efeitos colaterais associados à senescência prematura e impacta na qualidade de vida.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6643
Other Identifiers: 20162008793
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_FláviaKAPinto.pdf465.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.