Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6642
Title: Qualificação de profissionais da Estratégia Saúde da Família para redução da transmissão das infecções sexualmente transmissíveis.
Authors: Farias, Mayana Jambeiro de Souza
Keywords: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, PCDT, TRABALHO EM EQUIPE, IST
Issue Date: 9-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FARIAS, Mayana Jambeiro de Souza; SILVA, Richardson Augusto Rosendo da (Orient.). Qualificação de profissionais da Estratégia Saúde da Família para redução da transmissão das infecções sexualmente transmissíveis. 2017. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O trabalho em equipe, em qualquer esfera da atividade laborativa, não obstante também na área da saúde, é de fundamental importância e requer como base a instrumentalização dos profissionais que o compõem. A política de educação para a saúde do Ministério da Saúde traz a concepção de que a estruturação de momentos de educação permanente voltados para os profissionais tenha como base situações vivenciadas no cotidiano que estejam sendo identificadas como entraves ou sugestivas de dificuldades encontradas na prática da assistência. Os profissionais de saúde precisam estar atualizados para que ofertem um serviço de qualidade que venha a seguir as diretrizes do Departamento Nacional de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e Hepatites Virais. A educação permanente dos profissionais, enquanto apoiadora do processo de cuidar, surge como importante estratégia na qualificação do serviço ofertado, visando aos objetivos traçados para a queda da cadeia de transmissão desses agravos. Este projeto de intervenção surgiu a partir da necessidade de capacitação sobre a temática das infecções sexualmente transmissíveis, identificada pelos profissionais de saúde das Equipes de Saúde da Família e gestão municipal de saúde do município de Jaguarari/BA, quando convencidos de que qualificar o serviço de saúde era de fundamental importância para a execução das atividades inerentes ao atendimento oferecido à população.Espera-se, com o projeto de intervenção: envolver os profissionais de saúde na identificação de problemas cotidianos no processo de trabalho em saúde e, assim, buscar estratégias para solucioná-los; contar com profissionais capacitados que executem um melhor manejo programático e operacional desses agravos frente à população-alvo; organizar os serviços com a utilização de práticas pedagógicas que levem à formação dos profissionais de saúde e, por conseguinte, a um serviço de qualidade.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6642
Other Identifiers: 20162008031
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QUALIFICAÇÃO EM SERVIÇO COMO ESTRATÉGIA NA REDUÇÃO DA TRANSMISSÃO DAS IST.docx98.07 kBMicrosoft Word XMLView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons