Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6639
Title: Implementação da linha de cuidado em HIV/aids na atenção básica no município de Rio Grande/RS.
Authors: Borges, Claudia de Barros
Keywords: Atenção Básica, Atenção Especializada, Linha de Cuidado, HIV/Aids.
Issue Date: 5-May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BORGES, Claudia de Barros; LUCAS, Márcia Cavalcante Vinhas (Orient.). Implementação da linha de cuidado em HIV/aids na atenção básica no município de Rio Grande/RS. 2017. 21f. Projeto de Intervenção. (Especialização em Gestão em HIV/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A atenção às pessoas vivendo com HIV/aids tem sido realizada de forma centralizada nos serviços especializados. Com o advento de novas tecnologias de cuidado e tratamento, a infecção pelo HIV passou a ser considerada uma doença crônica. As mudanças no panorama do manejo da infecção pelo HIV trazem consigo um novo modelo de atenção. Este projeto de intervenção tem como objetivo geral implementar a linha de cuidado em HIV/aids na atenção básica de Rio Grande/RS. As atividades serão conduzidas pelos profissionais da equipe da coordenação municipal DST/aids/HV e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Serão desenvolvidas atividades de organização da logística de testes rápidos, de capacitação em teste rápido para profissionais de nível superior e técnicos em enfermagem, em grupo e individual, divulgação do acesso ao teste rápido para HIV através de material gráfico e mídia em rádio e TV para a população, educação permanente em diagnóstico e aconselhamento em DST/HIV/aids/HV através de estudos de caso, seminário e palestras para equipes multiprofissionais, abordando temas como estigma, preconceito e vulnerabilidade social, e realização de seminário para profissionais das UnidadesBásicas de Saúde da Família (UBSF) e Núcleo de Apoio àSaúde da Família (NASF) sobre o cuidado e adesão ao tratamento em HIV/aids, tendo em vista a descentralização da linha de cuidado e adesão ao tratamento em HIV/aids. As capacitações serão agendadas de forma coletiva, através da realização de oficinas multiprofissionais, contemplando diversos serviços ou de forma individual. Como resultado, espera-se a inovação no modelo de atenção, o compartilhamento do cuidado às pessoas vivendo com HIV/aids ea reorganização da rede de atenção às pessoas vivendo com HIV/aids no município de Rio Grande.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6639
Other Identifiers: 2016209567
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho Conclusão de Curso UFRN.docxTrabalho de Conclusão de Curso Claudia de Barros Borges76.53 kBMicrosoft Word XMLView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons