Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6638
Title: Vulnerabilidades das mulheres ao HIV/aids na Estratégia de Saúde da Família do município de Barreiras/BA.
Authors: Carvalho, Juliana Melo do Amaral
Keywords: Mulheres, Vulnerabilidade, HIV.
Issue Date: 17-May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CARVALHO, Juliana Melo do Amaral; LACERDA, Henio Godeiro (Orient.). Vulnerabilidades das mulheres ao HIV/aids na Estratégia de Saúde da Família do município de Barreiras/BA. 2017. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O aumento da incidência do número de casos de HIV em mulheres evidencia que essa população está vulnerável à epidemia da AIDS, o que pode ser atribuído a vários fatores, como os biológicos, históricos e afetivos. No município de Barreiras-BA, os casos de HIV/aids vêm aumentando gradativamente e, semelhante ao que ocorre no restante do país, as mulheres tem se destacado na aquisição da infecção e desenvolvimento de doença. Entretanto, não há dados sobre os fatores de vulnerabilidade nesse gênero para que se possa elaborar intervenções visando à diminuição da aquisição do vírus. Assim, este trabalho se propõe a realizar um estudo qualitativo que tem como objetivo compreender as vulnerabilidades individuais e sociais das mulheres ao HIV/aidsna Estratégia da Saúde da Família (ESF), do município de Barreiras-BA. Participarão do estudo mulheres que procurarem cuidados à saúde no serviço da Estratégia da Saúde da Família (ESF). A coleta de dados será realizada por meio de entrevista semiestruturada, nos meses de abril a maio de 2017, e resultará em três categorias a serem analisadas: atribuindo significado ao HIV/aids; Relação afetivo/sexual como “modo preventivo”; Evidenciando fontes de informação sobre o HIV/aids. Espera-se que, com os resultados obtidos, possamos elaborar estratégias de intervenção, para que haja diminuição do ritmo da taxa de infecção pelo vírus HIV nessa população.
Abstract: This is a qualitative study aimed at understanding the individual and social vulnerabilities to HIV / AIDS present in the lives of women in a Family Health Strategy (ESF), in the municipality of Barreiras-Ba. Women who seek health care in the Family Health Strategy (FHS) service will participate in the study. Data collection will be done through a semistructured interview between April and May 2017. It results in three categories: assigning meaning to HIV / AIDS, affective / sexual relationship as a "preventive mode", evidence of sources of information about HIV / AIDS.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6638
Other Identifiers: 20162011879
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC FINAL Juliana Melo dsts.pdfTCC DE JULIANA MELO203.48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.