Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6637
Title: Projeto de Intervenção: A importância da melhoria das práticas profissionais no cuidado do pré-natal de gestantes com sífilis.
Authors: Silva, Stella Costa da
Keywords: Cuidado pré-natal. Profissionais. Sífilis.
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Stella Costa da; CRIVES, Miranice Nunes dos Santos (Orient.). Projeto de Intervenção: A importância da melhoria das práticas profissionais no cuidado do pré-natal de gestantes com sífilis. 2017. 29f. Projeto de Intervenção. (Especialização em Gestão em HIV/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A sífilis é uma doença infectocontagiosa sistêmica, de evolução crônica, sujeita a surtos de agudez e períodos de latência, e tem se constituído em um problema importante de saúde pública que precisa ser enfrentado por um conjunto de estratégias para mitigar a problemática, sendo uma delas o processo de educação permanente voltado para a qualificação das práticas profissionais. O presente projeto de intervenção tem o objetivo de contribuir para a melhoria das práticas profissionais que realizam o pré-natal das gestantes com sífilis nas unidades básicas de saúde do município de Castanheira-MT. Trata-se de um projeto de intervenção de cunho descritivo-qualitativo, que parte de um levantamento bibliográfico realizado através de bases de dados e bibliotecas virtuais da área da saúde e da experiência acumulada pelos profissionais no cotidiano do trabalho a partir da realização de pré-natal de gestantes com sífilis. Espera-se identificar e discutir sobre as dificuldades de atuação dos profissionais com mapeamento dos pontos fortes e frágeis no processo de trabalho no pré-natal de gestantes com sífilis e evitar a transmissão vertical; realizar capacitação para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, prevenção e tratamento, com base nos manuais do Ministério da Saúde. A prevenção, acompanhamento e controle de sífilis em gestante requer compromissos da gestão e maior engajamento dos profissionais, principalmente os que atuam na atenção básica, pois é nesse nível de complexidade que acontece o acompanhamento do pré-natal, e os cuidados realizados poderão evitar a transmissão vertical. Com este projeto de intervenção, espera-se que o processo de capacitação, a partir da realidade do trabalho, contribua para uma maior implicação dos profissionais para reduzir os casos de sífilis e potencialize as mudanças nas práticas profissionais.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6637
Other Identifiers: 20162011126
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC.pdf444.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons