Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6630
Title: Linhas de cuidado em HIV/AIDS num município da baixada litorânea do estado do Rio de Janeiro: fortalecendo redes e (re) fazendo caminhos.
Authors: Monteiro, Bianca Albuquerque Côrtes
Keywords: Linha de cuidados;integralidade;implementação;PVHA
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MONTEIRO, Bianca Albuquerque Côrtes; LIMA, Kenio Costa de (Orient.). Linhas de cuidado em HIV/AIDS num município da baixada litorânea do estado do Rio de Janeiro: fortalecendo redes e (re) fazendo caminhos. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Estima-se que desde o início da epidemia de aids no Brasil até junho de 2015 tenham sido registrados 800.000 casos da doença, o que representa uma prevalência de 0,4% na população em geral, dos quais em torno de 80% foram diagnosticados. No município de Rio das Ostras, tem-se uma linha de cuidado para pessoas vivendo com HIV/AIDS, porém, na prática, os profissionais do CTA/SAE passam por situações difíceis no que tange ao cumprimento dos fluxos de atendimentos estabelecidos pelos outros profissionais da rede de assistência à saúde. Nesse sentido, o presente projeto de intervenção tem como objetivos levantar as dificuldades encontradas para implementação da linha de cuidados para pessoas vivendo com HIV/AIDS na visão dos profissionais do SAE, construir a Matriz de Implementação da Linha de Cuidados para PVHA e levantar as estratégias de ações propostas pelos profissionais do SAE para implementação efetiva da linha de cuidados para pessoas vivendo com HIV/AIDS, considerando as dificuldades levantadas. Para cumprir tais objetivos, este será um estudo descritivo exploratório de natureza quantiqualitativa. Serão sujeitos deste estudo os profissionais que atuam no SAE de um município da Baixada Litorânea, independentemente de sua formação, através da resposta de um check list composto por perguntas estruturadas e semiestruturadas. Os resultados serão agrupados e categorizados por semelhança. Após a conclusão deste projeto, os resultados servirão de base para novas intervenções no processo de implementação e avaliação da linha de cuidados em PVHA.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6630
Other Identifiers: 20162011780
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Especialização HIV (1).docxTCC280.5 kBMicrosoft Word XMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.