Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6628
Title: Educação permanente como instrumento de qualificação do acompanhamento das pessoas com HIV/AIDS, hepatites virais e tuberculose na Atenção Básica.
Authors: Andrade, Ana Nilce Santos de Jesus
Keywords: Educação Permanente;Atenção Básica;Serviço de Atenção Especializada;DST/AIDS, hepatites virais e tuberculose
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ANDRADE, Ana Nilce Santos de Jesus; SILVA, Richardson Augusto Rosendo da (Orient.). Educação permanente como instrumento de qualificação do acompanhamento das pessoas com HIV/AIDS, hepatites virais e tuberculose na Atenção Básica. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização sobre Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O processo de educação permanente em saúde é estruturado de maneira a identificar e contemplar as necessidades de aprendizado das equipes e os desafios à qualificação do processo de trabalho. A realização de educação permanente deve ser sincronizada com o momento e contexto das equipes, de modo que façam mais sentido e tenham, por isso, maior valor de uso e efetividade. Para desempenhar o papel de agente de mudanças, o profissional precisa ser considerado como sujeito da aprendizagem, ativo e apto a aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, colaborando com a constituição de um sistema de saúde pública que seja, efetivamente, democrático e participativo. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo aprimorar o acompanhamento das pessoas com o Vírus da Imunodeficiência Adquirida/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Hepatites Virais e Tuberculose na Atenção Básica, utilizando a educação permanente como instrumento de qualificação do cuidado em saúde. Trata-se de um projeto de intervenção a ser executado no município de Amargosa/BA, que apresenta como proposta a elaboração, de forma democratizada, de um Plano de Educação Permanente com os profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da Família. Apresenta como público-alvo os profissionais de saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família e Núcleo de Assistência à Saúde da Família do referido município. Espera-se que esta proposta possa agregar experiências, novas estratégias, metodologias participativas e conhecimentos que tornem o atendimento dessas pessoas algo acessível, integral, longitudinal e com estabelecimento de vínculo com os profissionais de saúde, garantindo maior conhecimento e adesão aos tratamentos propostos pelo Ministério da Saúde.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6628
Other Identifiers: 20162007900
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROJETO DE INTERVENÇÃO FORMATADO.pdfProjeto de Intervenção564.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons