Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6627
Title: Estratégias para acelerar o processo de implementação da rede de profilaxia antirretroviral pós-exposição de risco à infecção pelo HIV (PEP) nos municípios prioritários do estado da Bahia.
Authors: Caldas, Simone Portugal
Keywords: profilaxia pós-exposição, antirretrovirais, rede de serviços
Issue Date: 4-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CALDAS, Simone Portugal; SOUSA, Meily (Orient.). Estratégias para acelerar o processo de implementação da rede de profilaxia antirretroviral pós-exposição de risco à infecção pelo HIV (PEP) nos municípios prioritários do estado da Bahia. 2017. 47f. Projeto de Intervenção. (Especialização em Gestão em HIV/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A transmissão do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) pode ocorrer por meio de relações sexuais desprotegidas, bem como por acidente ocupacional, durante a manipulação de instrumentos perfurocortantes contaminados com sangue ou secreções de pacientes infectados, entre outras formas de transmissão. Uma das estratégias instituídas pelo Ministério da Saúde para interromper a cadeia de transmissão do vírus é oferecer a profilaxia pós-exposição (PEP) de risco à infecção pelo HIV, com uso de medicamentos antirretrovirais, que deve ser adotada como urgência médica. No estado da Bahia, observa-se que há uma fragilidade na rede de serviços de PEP. Ainda existem regiões desassistidas e essa estratégia parece não ser priorizada por gestores, além de desvalorizada ou desconhecida por profissionais da saúde. Este projeto tem o objetivo de criar mecanismos que subsidiem os municípios a implementar essa rede de atenção em consonância à Resolução CIBnº085/2014, a qual aprova a relação de municípios prioritários para desenvolvimento das ações de prevenção e controle das DST e define escopo mínimo de ações a serem executadas, incluindo a PEP por acidente perfurocortante e por violência sexual.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6627
Other Identifiers: 20162010998
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estratégiasimplementação _MonografiaespecializaçãoUFRN.pdf268.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.