Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6623
Title: Projeto de Intervenção: qualificação do processo de trabalho e das práticas profissionais do cuidado em sífilis através da educação permanente.
Authors: Torres, Sandra
Keywords: capacitação em saúde, sífilis, projeto de intervenção
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: TORRES, Sandra; CRIVES, Miranice Nunes dos Santos (Orient.). Projeto de Intervenção: qualificação do processo de trabalho e das práticas profissionais do cuidado em sífilis através da educação permanente. 2017. 28f. Projeto de Intervenção. (Especialização em Gestão em HIV/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A sífilis é uma doença infectocontagiosa que pode ser transmitida pela via sexual ou verticalmente, durante a gestação. Apesar de possuir diagnóstico e tratamento fáceis, continua sendo um grave problema de saúde pública em nosso país. O aumento significativo de sua incidência na cidade de Cáceres, sudoeste do estado de Mato Grosso, em adultos, gestantes e na forma congênita motivou a elaboração deste projeto de intervenção voltado à educação permanente dos profissionais da atenção básica do município, que tem por objetivo atualizar a equipe de saúde no manejo da sífilis e qualificar o cuidado do usuário. Pretende-se realizar uma oficina em que, num primeiro momento, facilitadores buscarão identificar as principais dificuldades encontradas pelos profissionais e possíveis abordagens inadequadas da doença. Uma vez reconhecidos tais problemas, serão oferecidas aulas contemplando diversos temas para sanar tais dificuldades. Espera-se, com este projeto de intervenção, alcançar a diminuição da incidência de sífilis e contribuir com práticas adequadas de diagnóstico, tratamento e condução da sífilis, conforme os protocolos e diretrizes recomendados pelo Ministério da Saúde. Pretende-se, ainda, utilizar o conhecimento e experiência dos profissionais de saúde como estratégia de transformação do processo de trabalho, melhorando, assim, a qualidade de assistência no pré-natal e, consequentemente, na prevenção da transmissão vertical e redução dos casos de sífilis congênita.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6623
Other Identifiers: 20162011117
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto de Intervenção versão final.docx755.99 kBMicrosoft Word XMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.