Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6617
Title: Fortalecimento das ações de adesão ao tratamento do HIV pela equipe multiprofissional do centro de referência em prevenção, assistência e tratamento no município de Itabuna, BA.
Authors: Azevedo, Suse Mayre Martins Moreira
Keywords: Adesão;Tratamento;Equipe multiprofissional
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: AZEVEDO, Suse Mayre Martins Moreira; SILVA, Richardson Augusto Rosendo da (Orient.). Fortalecimento das ações de adesão ao tratamento do HIV pela equipe multiprofissional do centro de referência em prevenção, assistência e tratamento no município de Itabuna, BA. 2017. 20f. Projeto de Intervenção. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida passou a ser considerada uma doença de caráter crônico e potencialmente controlável desde o surgimento da terapia antirretroviral e da disponibilização de exames como o CD4 e carga viral, para o monitoramento de sua progressão. Diante dessas definições, a adesão deve ser entendida como um processo colaborativo que facilita a aceitação e a integração de determinado regime terapêutico no cotidiano das pessoas em tratamento, pressupondo sua participação nas decisões sobre o mesmo. Elaborou-se um projeto de intervenção com o objetivo geral de estabelecer diretrizes e metas para o fortalecimento das ações de adesão ao tratamento antirretroviral, a ser realizado pela equipe multiprofissional do referido Centro. Para a realização do presente projeto, será realizado um levantamento de dados via Sistema de Controle Logístico de Medicamentos. A partir desses dados, os pacientes em abandono de tratamento serão contatados. Estes terão uma atenção da equipe multiprofissional do Centro de Referência e serão convidados a participar de atividades no grupo de adesão. O processo de avaliação será feito de forma contínua, onde, por meio das reuniões, será realizado levantamento da quantidade de pacientes envolvidos na ação e quantos deles retornaram ou iniciaram o tratamento. Dessa forma, este projeto de intervenção buscará uma melhoria na qualidade do atendimento às pessoas vivendo com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Para que se obtenha um resultado positivo da intervenção, será necessária uma avaliação constante durante o processo, como forma de readaptação das estratégias, e, se necessário, planejamento de novas estratégias visando a atingir os objetivos propostos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6617
Other Identifiers: 20162008096
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FortalecimentoTratamentoHIVItabuna_Azevedo_2017.pdf250.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.