Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6616
Title: Implantação de testes rápidos para diagnóstico e triagem de HIV/sífilis/hepatites virais na atenção básica do município de Barra do Garças/MT.
Authors: Ferreira, Taciana Katucia Bezerra de Oliveira
Keywords: Testes Rápidos, HIV/SÍFILIS/HEPATITES VIRAIS B e C, Unidades Básicas de Saúde.;Rapid Tests, HIV / SYPHILIS / HEPATITES VIRAL B and C, Basic Health Units.
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FERREIRA, Taciana Katucia Beserra de Oliveira; CRIVES, Miranice Nunes dos Santos (Orient.). Implantação de testes rápidos para diagnóstico e triagem de HIV/sífilis/hepatites virais na atenção básica do município de Barra do Garças/MT. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização sobre Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O número de casos de aids vem aumentando nos últimos anos. Na década de 1980, quando a epidemia de aids ganhou relevância no Brasil, um dos importantes compromissos do Programa Nacional de DST e aids, com a promoção do acesso da população brasileira ao diagnóstico e prevenção do HIV e das demais DST na rede pública de saúde, foi a implantação dos primeiros Centros de Testagem e Aconselhamento no país. A partir de 1994, os Serviços de Assistência Especializada (SAE) foram inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS), de forma descentralizada, a fim de oferecer assistência integral aos portadores de HIV por equipe multidisciplinar. No início dos anos 2000, o foco nacional principal passou a ser a incorporação do teste anti-HIV na rede pública de saúde, com especial atenção voltada para os Serviços de Atenção Básica. Na busca da ampliação do acesso ao diagnóstico e qualificação das práticas na atenção primária, perspectiva do cuidado integral e utilização de dispositivos organizacionais que favoreçam a descentralização, o Ministério da Saúde implantou outra estratégia muito importante para ampliação do diagnóstico e controle dos agravos HIV/sífilis/hepatites virais B e C, através dos testes rápidos. Assim, considerando esse panorama de incorporação de testes rápidos em HIV/sífilis/hepatites virais no SUS, este projeto de intervenção visa implantar a descentralização dos testes rápidos de HIV/sífilis e hepatites virais para Unidades Básicas de Saúde do município de Barra do Garças, no estado de Mato Grosso. A partir da implantação desses testes rápidos, será possível ofertar à população maior facilidade e agilidade no acesso ao diagnóstico precoce desses agravos e oferta de seguimento terapêutico, potencializando a redução do número de novos casos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6616
Other Identifiers: 02448073457
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC PDF.pdfArtigo principal415.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.