Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6614
Title: Gestão da informação na sustentabilidade da política de acesso universal aos medicamentos antirretrovirais.
Authors: Ferreira, Eduardo Malheiros
Keywords: Sistemas de informação, aids, tomada de decisão, antirretrovirais, logística, gestão de políticas públicas, processos decisórios.
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FERREIRA, Eduardo Malheiros; SILVA, Carla Glenda Souza da (Orient.). Gestão da informação na sustentabilidade da política de acesso universal aos medicamentos antirretrovirais. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão em HIV/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A gestão de políticas públicas de saúde trabalha, cada vez mais, com um elevado volume de informações e um maior nível de exigência na agilidade de respostas que implicam assertivas tomadas de decisão. O uso de tecnologia da informação representa um importante instrumento de promoção da eficiência e eficácia nos resultados das ações. Para o enfrentamento da epidemia de HIV, o Ministério da Saúde tem como diretrizes a redução da transmissão do HIV e melhoria da qualidade de vida das pessoas com HIV/Aids. Objetiva-se analisar o papel da informação nos processos de tomadas de decisão para assegurar a sustentabilidade da política de acesso universal ao tratamento das pessoas vivendo com HIV/aids. Foi realizado um estudo descritivo das informações gerenciadas pela área de logística do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais como resultado das ações estratégicas para assegurar a política de tratamento antirretroviral no Sistema Único de Saúde. É evidente a importância do papel da informação na organização, assim como do uso de sistemas de informação na gestão e nos processos decisórios, em consonância aos diversos aspectos abordados na literatura. A área de logística produz e gerencia uma série de informações estratégicas que são utilizadas constantemente em tomadas de decisão que vão desde assegurar o abastecimento da rede com os antirretrovirais até o planejamento e programação das aquisições.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6614
Other Identifiers: 20162008766
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Unidade 4 - Módulo 2 - Projeto final.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (TCC)186.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.