Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6609
Title: Projeto de Intervenção: ampliação da oferta e do acesso ao teste anti-HIV na rede pública de saúde do município de Confresa-MT.
Authors: Vera, Simone Danielle Arce
Keywords: HIV-AIDS, acesso aos serviços de saúde, diagnóstico tardio, testagem para o HIV.
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: VERA, Simone Danielle Arce; MACEDO, Isa Maria Hetzel de (Orient.). Projeto de Intervenção: ampliação da oferta e do acesso ao teste anti-HIV na rede pública de saúde do município de Confresa-MT. 2017. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: No início da década de 1980, surgiram os primeiros casos de AIDS identificados no Brasil, atingindo principalmente as regiões metropolitanas. Ao longo do tempo, a doença começou a se disseminar para outras regiões e sofreu mudanças na sua epidemiologia. Face à complexidade e a diversidade dos problemas suscitados pela epidemia da AIDS, a oferta de testes sorológicos colocou-se como uma das importantes estratégias de controle da doença. A ampliação do acesso ao diagnóstico é um desafio aos programas de saúde pública no Brasil. Embora existam esforços por parte do Ministério da Saúde que estimulem a realização dos testes sorológicos, muitos pacientes descobrem a infecção pelo HIV somente nos estágios avançados da doença, e observa-se que o mesmo vem ocorrendo em Confresa/Mato Grosso. Diante da importância desse tema, coloca-se a seguinte pergunta para o projeto de intervenção: quais estratégias são necessárias para melhorar a oferta e o acesso ao diagnóstico do HIV no município de Confresa/Mato Grosso? O projeto tem como objetivo desenvolver estratégias para ampliar o acesso da população ao teste anti-HIV no município de Confresa. Espera-se que as estratégias sugeridas sejam executadas pelo município e que as mesmas contribuam para o diagnóstico do HIV em tempo oportuno e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/aids.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6609
Other Identifiers: 20162010648
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto de Intervenção.docx159.29 kBMicrosoft Word XMLView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons