Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6595
Title: Seminário sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis para coordenadores da política de IST/HIV/AIDS de municípios do Rio Grande do Sul.
Authors: Cecconello, Julmara Trindade
Keywords: Saúde Sexual; Preservativos; Educação Permanente.
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CECCONELLO, Julmara Trindade; LUCAS, Marcia Cavalcante Vinhas (Orient.). Seminário sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis para coordenadores da política de IST/HIV/AIDS de municípios do Rio Grande do Sul. 2017. 41 f. Projeto de Intervenção. (Especialização em Gestão em HIV/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A morbimortalidade relacionada às IST, Aids, Hepatites Virais e Tuberculose recrudescem nos municípios da 6ª Coordenação Regional de Saúde (CRS) no Rio Grande do Sul, dentre estas, destaca-se a escalada da sífilis. Apesar da disponibilidade da testagem rápida, tratamento, bem como métodos de prevenção acessíveis à população em geral, a resposta das políticas públicas não tem alcançado seus objetivos de redução e controle desses agravos. Nesse contexto, o presente projeto de intervenção propõe um seminário com o objetivo de capacitar os coordenadores da política municipal de IST/HIV/AIDS da 6ª CRS, para que eles atuem como multiplicadores na sua rede e, assim, ajudem a ampliar as atividades de prevenção nos seus municípios e reduzam os agravos mencionados. As atividades da intervenção serão realizadas no auditório da Escola de Educação Profissional do Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Será solicitada a anuência do gestor para liberar o profissional, e enviado para cada participante questionário sobre atividades de prevenção. Também serão disponibilizados preservativos, enviados junto com o convite para o seminário. No evento, será utilizada uma abordagem pedagógica problematizadora com atividades lúdicas para apresentação e discussão dos temas do seminário, trabalhos em grupo, rodas de conversa e apresentação de conteúdos teóricos. Haverá avaliação escrita e a realização de um encontro para troca de experiências, avaliação dos avanços, dificuldades e busca de alternativas para promover a prevenção das IST no contexto do território. Portanto, a proposta é que o seminário seja o ponto de partida no estímulo para a retomada de ações que visem à prevenção das IST, promovendo um maior uso de preservativos para reduzir casos de HIV/Aids e IST.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6595
Other Identifiers: 20162009549
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROJETO DE INTERVENÇÃO VERSÃO FINAL. JULMARA docx.docx487.85 kBMicrosoft Word XMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.