Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6594
Title: Doenças sexualmente transmissíveis: quebrando tabus e ressignificando a importância da prevenção na unidade básica de saúde.
Authors: Silva, Thaís Dayana da
Keywords: Infecção Sexualmente Transmíssiveis, Prevenção, Educação em Saúde
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Thaís Dayana da; CRIVES, Miranice Nunes dos Santos (Orient.). Doenças sexualmente transmissíveis: quebrando tabus e ressignificando a importância da prevenção na unidade básica de saúde. 2017. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O aumento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no município de Cáceres – MT, na Unidade Básica de Saúde do Caramujo, possivelmente está associado à prática de sexo desprotegido, somado ao fato do desconhecimento de parte da população sobre a dimensão dos problemas relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis, inclusive a potencialização dos riscos de contrair uma infeção pelo HIV. Assim sendo, o presente projeto de intervenção tem o propósito de desenvolver uma proposta de educação em saúde, visando a contribuir com a diminuição dos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis a partir de atividades de cunho educativo voltadas prioritariamente para adolescentes e jovens de escolas municipais e estaduais do ensino fundamental (a partir do sexto ano) e também do ensino médio, localizadas no mesmo território onde funciona o serviço de saúde. As ações de enfrentamento da vulnerabilidade terão enfoque nas ações de prevenção e promoção, buscando melhorar o tratamento numa perspectiva mais qualificada e humana, por meio de duas estratégias importantes, quais sejam, a realização de busca ativa de casos na população da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde do Caramujo, e o incentivo para participação dos profissionais de saúde que compõem a equipe de trabalho, na perspectiva de melhoria do enfrentamento das vulnerabilidades à infecção pelo HIV.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6594
Other Identifiers: 20162011340
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Thays SILVA 10 de maio 2017.docx105.59 kBMicrosoft Word XMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.