Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6593
Title: Construção da atenção integral à saúde das pessoas vivendo com HIV/AIDS: desafios constantes no município de Guaíba/RS.
Authors: Guterres, Janete de Souza
Keywords: HIV/AIDS. LINHA DO CUIDADO;ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA. INTEGRALIDADE
Issue Date: 12-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GUTERRES, Janete de Souza; LUCAS, Márcia Cavalcante Vinhas (Orient.). Construção da atenção integral à saúde das pessoas vivendo com HIV/AIDS: desafios constantes no município de Guaíba/RS. 2017. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Na busca de uma resposta mais efetiva no controle da epidemia de HIV/aids, é fundamental fortalecer e ampliar as ações de promoção e prevenção à saúde, de acesso ao diagnóstico e tratamento e de compartilhamento do cuidado às Pessoas Vivendo com HIV e AIDS (PVHA) na rede de Atenção Básica (AB). Este projeto de intervenção tem por objetivo a construção da Linha de Cuidado Compartilhado entre a Atenção Básica e o Serviço de Assistência Especializado em DST/HIV/Aids e Hepatites Virais – SAE de Guaíba/RS. Para a construção da Linha do Cuidado compartilhado, oprojeto de intervenção seguirá as diretrizes do Ministério da Saúde, através do guia para gestores "5 Passos para a implementação do Manejo da Infecção pelo HIV na Atenção Básica", adaptando-o dentro da realidade dos serviços locais. As ações a serem desenvolvidas no âmbito dessa intervenção são: construção da Linha de cuidado; estabelecimento de um modelo de Estratificação de Risco;qualificação e garantia de suporte técnico aos profissionais;definição do fluxo de acesso aos exames de CD4 e Carga Viral (CV); e definição o fluxo de acesso aos antirretrovirais. A construção da Linha de Cuidado Compartilhado no município de Guaíba ocorrerá a partir do mês de abril de 2017, através de um projeto piloto na ESF Nova Guaíba. Como resultados, espera-se promover ações conjuntas da Assistência Básica e do SAE para qualificar e descentralizar as ofertas de serviços, contribuindo para o controle do avanço da Epidemia de HIV-Aids no município de Guaíba, numa perspectiva de atenção integral às pessoas vivendo com HIV/aids.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6593
Other Identifiers: 42997569087
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Janete - LINHAS DE CUIDADO EM HIV final.pdfLeitura de Dados135.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.