Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6590
Title: Impactos sócioespaciais ocorridos com a instalação das atividades industriais, comerciais e de serviços no bairro Parque de Exposições, na Cidade de Parnamirim-RN
Authors: Andrade, Reneide Barbosa de
Keywords: Impactos socioespaciais;Parque de Exposições;Parnamirim;Rio Grande do Norte
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ANDRADE, Reneide Barbosa de. Impactos sócioespaciais ocorridos com a instalação das atividades industriais, comerciais e de serviços no bairro Parque de Exposições, na Cidade de Parnamirim-RN. 2017. 91f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado), Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Apresenta os impactos socioespaciais decorrentes da concentração de empreendimentos da indústria, comércio e serviço, localizados no bairro Parque de Exposições, na Cidade de Parnamirim, localizada no Estado do Rio Grande do Norte-RN. Esta cidade destaca-se pela sua importância econômica, em relação aos demais municípios do RN. Além disso a cidade de Parnamirim apresenta uma alta taxa de urbanização. O estudo objetivou analisar quais os impactos socioespaciais decorrentes da instalação e ocupação de atividades industriais, comerciais e de serviço no bairro Parque de Exposições na cidade de Parnamirim/RN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de campo, a coleta de dados juntos aos moradores do bairro ocorreu entre os dias 13, 14, 15 e de novembro de 2017. O resultado da avaliação realizada pelos moradores do bairro aponta para a falta de infraestrutura pública, no que se refere a infraestrutura básica a ser ofertada em um bairro residencial, no que se refere aos equipamentos escolar, de saúde e lazer. Infraestrutura que é prevista no Plano Diretor da cidade de Parnamirim. Além disso os dados corroboram o crescimento desordenado dos empreendimentos da indústria, comércio e serviços, conforme o mapeamento realizado. Que denota a concentração desses empreendimentos, trinta e cinco empreendimentos, conforme a Federação da Indústria e do Comércio no RN (FIERN), em detrimento da infraestrutura de comércio de suprimentos básicos aos moradores, como padarias, supermercados, farmácias e restaurantes. Além disso, o número empreendimentos registrados pela FIERN, aparenta-se desatualizado, visto que, o web site comercial Apontador apresenta o registro de 37 (trinta e sete) diferentes empreendimentos de variados seguimentos, localizados neste bairro. O que eleva o número para 72 (setenta e dois empreendimentos). Apesar do Plano Diretor da cidade prever a coexistência da indústria e comércio em bairros residenciais, desde que não haja desconforto para os moradores. Este estudo conclui aparente segregação socioespacial vivenciada pelos moradores deste bairro residencial. Um impacto socioespacial decorrente da concentração de indústrias e comércios localizados no bairro Parque de Exposições, aliada à falta de infraestrutura básica dos bairros residenciais. E, a falta de fiscalização dos órgãos competentes, no combate ao crescimento desordenado desses empreendimentos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6590
Other Identifiers: 2009019768
Appears in Collections:Geografia (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Impactossocioespacias_Andrade_2017.pdf.txtArtigo principal2.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.