Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6581
Title: Projeto de intervenção para eliminação da transmissão vertical do HIV e da sífilis congênita no município de Fortaleza/CE.
Authors: Gonçalves, Maria Vitória Ramos
Keywords: HIV e Sífilis Congênita;;Projeto de Intervenção.
Issue Date: 20-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GONÇALVES, Maria Vitória Ramos; SILVA, Carla Glenda Souza da (Orient.). Projeto de intervenção para eliminação da transmissão vertical do HIV e da sífilis congênita no município de Fortaleza/CE. 2017. 14 f. Projeto de Intervenção. (Especialização em Gestão em HIV/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A transmissão vertical (TV) do HIV ocorre pela passagem do vírus da mãe para o bebê durante a gestação, o parto ou a amamentação, sendo que cerca de 40% dessa transmissão ocorre durante a gestação, 65% acontecem no periparto e há um risco acrescido de transmissão através da amamentação de 7% até 22% por exposição (mamada). Já a eliminação da sífilis congênita constitui uma prioridade para a América Latina e Caribe. Diante dessa quadro, desenvolveu-se um projeto de intervenção nos serviços que compõem a linha de cuidado materno-infantil para eliminação da TV do HIV e da sífilis congênita no município de Fortaleza, capital do Ceará. A metodologia abrangeu o levantamento documental através de revisão bibliográfica, artigos, revistas e sites sobre o referido tema, além da análise das informações obtidas por videoconferência e o resultado do FormSUS enviado à Coordenação Estadual do Ceará e de Fortaleza. Além disso, buscou-se identificar os principais municípios do estado, utilizando-se o Boletim Epidemiológico de Sífilis e de Aids 2016. A partir disso, foram realizadas sessões de videoconferência com os municípios participantes. Posteriormente, foram feitos encaminhamentos a fim de subsidiar estratégias nacionais para eliminação da TV do HIV e sífilis congênita, objetivando reduzir os índices apontados nas respostas dos formulários e dos Boletins Epidemiológicos de HIV e Sífilis de 2016.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6581
Other Identifiers: 20162008864
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Vitória 20.04.17 (1).pdfTCC - Maria Vitória Ramos Gonçalves1.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons