Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6578
Title: Implementando estratégias para melhoria da qualidade das notificações das Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV e hepatite viral detectadas no “PSF V - Cidade Alta” do município Alta Floresta/MT.
Authors: Melo, Flávia Alves de Oliveira
Keywords: Notificação;ESF;HIV;Hepatite Viral;IST
Issue Date: Mar-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MELO, Flávia Alves de Oliveira; MACEDO, Isa Maria Hetzel de (Orient.). Implementando estratégias para melhoria da qualidade das notificações das Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV e hepatite viral detectadas no “PSF V - Cidade Alta” do município Alta Floresta/MT. 2017. 19 f. Projeto de Intervenção. (Especialização em Gestão em HIV/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A situação epidemiológica das Infecções Sexualmente Transmissíveis apresenta mudanças significativas, basta observar os padrões de morbimortalidade em todo o mundo. Mesmo assim, as Infecções Sexualmente Transmissíveis, o Vírus da Imunodeficiência Adquirida e as hepatites virais continuam figurando entre os problemas de saúde pública mais comuns, pois se destacam como fator determinante, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, gerando complicações graves na saúde da população e, em muitos casos, contribuindo decisivamente para o óbito. Uma das primordiais ferramentas para a obtenção dessas informações é a notificação compulsória – comunicação da ocorrência de determinada doença, por meio de um formulário, que pode ser preenchido por um profissional ou trabalhador da saúde, até mesmo pelo mais simples cidadão – que devidamente preenchida é encaminhada para a Vigilância Epidemiologia, que auxilia no planejamento das ações de prevenção. A ausência de notificações e/ou notificações incompletas impede um planejamento eficaz, causando, assim, comprometimento nas ações e fomentando, com isso, o aumento dos agravos. Sendo assim, este projeto de intervenção visa, a médio e longo prazo, proporcionar à equipe da Unidade de Saúde do PSF V - Cidade Alta do município de Alta Floresta/MT melhorias no manejo das notificações compulsórias, proporcionando um olhar mais crítico da área adstrita de atuação, elevando a aprendizagem dos sinais e sintomas das infecções, bem como as descobertas de casos novos; maior interação da equipe no fluxo de notificação, dando assim opção de um planejamento adequando das ações em saúde na comunidade e atendendo à necessidade local.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6578
Other Identifiers: 20162010058
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto de Intervenção - Flávia Alves de Oliveira Melo (1).pdf485.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.